01/04/2025 às 07:40h
O Jornal da Cidade conversou com o sargento Samuel Silva da 2ª Companhia do Corpo de Bombeiros de Pará de Minas. Na oportunidade, ele destaca que é importante que o cidadão tenha conhecimento dos equipamentos usados em situações de incêndio, especialmente o extintor:
Clique e ouça Samuel Silva
De acordo com o Corpo de Bombeiros, explosões e incêndios em edificações residências configuram-se como a natureza de maior estatística entre os incêndios urbanos, sendo seguida pelos atendimentos a incêndios em veículos automotores e em edificações comerciais.
Sargento Samuel ainda pontua que a legislação exige que prédios residenciais devem contar com equipamentos usados em situações de princípio de incêndios. Ele ainda comenta o regulamento de segurança nas edificações e espaços destinados ao uso coletivo residencial:
Clique e ouça Samuel Silva
Os incêndios em edificações englobam prédios comerciais, escolares, residenciais, hospitalares e multifamiliares (com duas ou mais residências verticalizadas), entre outras modalidades. As principais causas se dividem em quatro categorias: elétrica, vazamento de gás, inflamáveis e manuseio na cozinha:
Clique e ouça Samuel Silva
Os incêndios Urbanos são responsáveis por 7% da atividade operacional do CBMMG. Devido ao avanço e adensamento das áreas urbanas, bem como a variação de características construtivas das edificações, é imprescindível a constante atualização da área temática em questão, com vistas à prestação do melhor atendimento.
Por Sérgio Pêgo e CBMMG
Fotos: Espacial FM
20/04/2023 - Saiba o que abre e fecha no feriado de Tiradentes
20/04/2023 - Casos de bronquiolite em recém-nascidos aumentam em Pará de Minas
19/04/2023 - Papa Francisco nomeia Dom Geovane Luís da Silva como bispo diocesano de Divinópolis
19/04/2023 - Grupo de WhatsApp fã clube da Rádio Espacial completa 5 anos
19/04/2023 - CDL de Pará de Minas firma importante acordo em prol dos produtores rurais
19/04/2023 - Instalação de polo do campus da UFV em Pará de Minas pode se tornar realidade em breve
18/04/2023 - Operação contra o desmatamento ilegal é realizada em Pará de Minas e região