Capa da Página Espaço Cidadão: paciente do SUS reclama de conduta de dentista da UBS do CAIC - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

30/01/2023 às 09:03h

Espaço Cidadão: paciente do SUS reclama de conduta de dentista da UBS do CAIC

Facebook

Recentemente, uma moradora do bairro Santa Edwirges, em Pará de Minas, entrou em contato com o setor de jornalismo da Rádio Espacial FM para reclamar do atendimento de uma determinada dentista que presta atendimento na UBS do CAIC.

Segundo a reclamante, a profissional da saúde não atende pessoas idosas sem cobrar o teste clínico de glicemia, contudo, o mesmo procedimento não é feito com pessoas mais jovens.

De acordo com a moradora que pediu para não ser identificada, àqueles idosos que não chegam com o exame, não são atendidos, o que não ocorre com os pacientes mais jovens. Indignada pela situação, ela entrou em contato conosco para questionar a Prefeitura de Pará de Minas sobre o fato.

A reportagem do Jornal da Cidade entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde e, por meio de nota encaminhada pelo setor de assessoria de imprensa da Prefeitura, fomos informados que:

“(...)A glicemia é solicitada conforme critérios clínicos que consideram o procedimento a ser realizado e a condição geral do paciente. Para a definição do plano de tratamento, leva-se em conta, por exemplo, se o usuário do serviço está com o controle médico em dia e se seus exames estão dentro da validade.

É importante destacar também que o plano terapêutico é individualizado, elaborado de acordo com a situação de cada paciente, não sendo possível generalizar todos os casos. A avaliação clínica e o plano de tratamento são atribuições de profissionais com formação técnica.

Quando necessário, o profissional responsável pelo atendimento solicita exames complementares. Para avaliação cirúrgica, pode ser necessário exame laboratorial, considerando-se o caso específico do paciente. Em alguns casos, é realizada a glicemia capilar nas próprias UBSs.

Finalizando, a Secretaria Municipal de Saúde ressalta que todos os pacientes são atendidos segundo os princípios da equidade, cordialidade e respeito, conforme suas necessidades específicas.”

Por Henrique Silva

Fotos: Espacial FM


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: