03/05/2024 às 08:30h
O governo Romeu Zema (Novo) protocolou nessa quinta-feira (2), na Assembleia Legislativa, o Projeto de Lei que propõe 3,62% de reajuste para todos os servidores públicos da administração direta do governo estadual.
A proposta determina que o reajuste será retroativo a 1º de janeiro de 2024, porém o Projeto de Lei enviado pelo governo do Estado não estabelece como será feito o pagamento dos valores referentes aos meses anteriores.
Diferente do que ocorreu em anos anteriores, o aumento desta vez valerá, inclusive, para professores e servidores de carreiras da educação, cuja remuneração tem referência no Piso Nacional do Magistério, definido pelo governo federal e não haverá a tramitação de projetos separados.
Sindicatos e parlamentares vinculados ao funcionalismo público questionam o índice e afirmam que ele ficou abaixo da inflação calculada em 2023, que ficou em 4,62% de acordo com o IPCA. O impacto anual previsto pelo governo com o reajuste será de, aproximadamente, R$ 1,7 bilhão para atender a mais de 610 mil servidores.
Dívidas de Minas
Em sua mensagem, Zema lembrou que as contas de Minas Gerais seguem em situação delicada, mas que o reajuste aos servidores atende às determinações da Lei de Responsabilidade Fiscal.
Com informações do O Tempo
foto: Espacial FM19/07/2024 - Testes psicológicos feitos na internet preocupam especialistas
18/07/2024 - Cuidados com a saúde; será que os homens estão indo mais aos médicos?
18/07/2024 - Badminton; modalidade olímpica cai no gosto da população
18/07/2024 - Quatro em cada 10 LGBT+ já sofreram discriminação no trabalho
17/07/2024 - Declare as Boas Novas é tema de congresso 2024 das Testemunhas de Jeová
17/07/2024 - Estão abertas as votações para eleger os Empresários do Ano em Pará de Minas