13/08/2024 às 08:28h
Começa a ser realizado nesta terça-feira (13/8), em Pará de Minas, mais um Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti. A expectativa é de que até a próxima sexta-feira (16/8), os trabalhos sejam concluídos.
Conhecido por LIRAa, o índice é um método simplificado para obtenção, em curto espaço de tempo, de indicadores entomológicos, que permitem conhecer a distribuição do Aedes aegypti e, assim, determinar ações de controle das arboviroses transmitidas por ele.
O coordenador da Vigilância Ambiental, Douglas Duarte explica como o trabalho é realizado e comenta a importância do levantamento:
Clique e ouça Douglas Duarte
Douglas Duarte explica como é a escolha dos imóveis para o levantamento:
Clique e ouça Douglas Duarte
O coordenador pede o apoio da população para receber os agentes que farão a pesquisa domiciliar:
Clique e ouça Douglas Duarte
Após o fim do levantamento serão colhidos os resultados para que já na próxima semana a Vigilância Ambiental de Pará de Minas se preparar para os próximos meses.
Em 2024, foram confirmadas 8 mortes por dengue em Pará de Minas e outras 4 estão em investigação, segundo o Painel de Monitoramento do Estado de Minas Gerais. Já com relação a chikungunya dois óbitos foram confirmados, enquanto um está sendo investigado.
Por Sérgio Viana/Com informações da Prefeitura de Pará de Minas
Fotos: Arquivo Espacial FM
20/02/2025 - Calor intenso pode afetar saúde de grupos vulneráveis como crianças e idosos
20/02/2025 - Dengue mata; Pará de Minas lança campanha de combate e prevenção
20/02/2025 - Humanize Consultoria em Gestão de Pessoas está anunciando vagas de emprego
19/02/2025 - Foi dada a ordem de serviço para o asfalto entre Bom Jesus do Pará e Córrego do Barro
19/02/2025 - Viajar de carro no Carnaval requer alguns cuidados dos motoristas
19/02/2025 - Assédio moral cresce e levanta discussões sobre as relações trabalhistas
19/02/2025 - Dengue; Vacinação para doses próximas do vencimento é ampliada pelo Ministério da Saúde