Capa da Página Mais uma queda de helicóptero causa insegurança a moradores do Santos Dumont - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

02/04/2024 às 11:05h

Mais uma queda de helicóptero causa insegurança a moradores do Santos Dumont

Facebook

Em menos de uma semana, mais um helicóptero caiu no Aeroporto Municipal Arnaud Marinho de Pará de Minas, situado no bairro Santos Dumont. O acidente ocorreu por volta das 10h dessa terça-feira (2). Conforme divulgado pelo Departamento de Jornalismo da Espacial FM, na última quarta-feira (27), outra aeronave, modelo Robson 66, teve queda após a decolagem. Assim como ontem, ninguém se feriu na ocasião.

No acidente de ontem, o helicóptero modelo HB-350B, pertencente a EFAI Escola de Pilotagem, com sede na cidade de Contagem, teve problemas ao iniciar processo de pouso, apresentando perda de controle, vindo a tocar com o solo, causando danos na aeronave.

Com a queda ninguém se feriu, entretanto, moradores no entorno do aeroporto, como nas ruas Arthur Marquês, Ponte Nova e Montes Claros, demonstraram preocupação e insegurança com os acidentes que têm se tornado recorrente no local:

Clique e ouça moradores

Durante o acidente dessa terça (2), estavam a bordo da aeronave o instrutor (piloto da EFAI) e o aluno (piloto da Polícia Militar de Minas Gerais). Uma manobra conhecida como autorrotação forçou a aterrissagem, onde a cauda do helicóptero acabou tocando o solo.

O Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos – SERIPA 3 foi acionado e até o final da tarde de ontem, 2, estavam realizando trabalho de investigação das causas do acidente.

Em conversa com a equipe de reportagem do Jornal da Cidade, a equipe mobilizada na perícia relatou que vão iniciar as investigações em um longo processo para descobrir os fatores que contribuíram para gerar o acidente, para em seguida, possam emitir um relatório final sobre o ocorrido. Os pousos e decolagens seguem suspensos no local.

NOTA EFAI

A EFAI – Escola de Aviação Civil Ltda. vem a público informar sobre o acidente ocorrido na manhã de hoje, 02 de abril de 2024, com um helicóptero de Treinamento de Emergências da Empresa. Durante uma atividade de treinamento de emergências reais em voo, durante o procedimento de falha de motor em voo pairado fora do efeito solo, o helicóptero de matrícula PT-HNT sofreu um acidente, tocando a área de terra e vindo a chocar-se com o solo. A aeronave sofreu danos graves, contudo, a integridade física dos ocupantes, o Instrutor de Voo João Bosco, também Gestor Responsável da Empresa, e demais pessoas a bordo, foi preservada, tendo os quatro saído ilesos do ocorrido. A EFAI está prestando a assistência necessária aos envolvidos e todos os meios já foram acionados. A segurança dos nossos alunos é sempre a nossa prioridade e estamos trabalhando incansavelmente para garantir que todos os protocolos de segurança sejam rigorosamente seguidos. O Terceiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos – SERIPA III foi informado e está preparando uma equipe para se deslocar até Pará de Minas, com o objetivo de realizar a ação inicial no local do acidente, atividade que deverá ocorrer na manhã do dia 03 de abril. Em conjunto com a Polícia, e o Corpo de Bombeiros da região, a EFAI providenciou a guarda do local como forma de preservar indícios que certamente irão auxiliar na investigação. A aeronave está com seu certificado de aeronavegabilidade válido e estava sendo operada dentro dos limites de peso e balanceamento para as condições do momento do acidente. Os pilotos estão com as respectivas habilitações e certificado médico aeronáutico também válidos. Por fim, reiteramos que a EFAI é um Centro de Instrução de Aviação Civil comprometido com a formação de pilotos de helicópteros e com a padronização na realização de procedimentos de emergências, com mais de 20 anos de experiência no mercado aeronáutico. Seguiremos atuando com seriedade, transparência e responsabilidade, mantendo sempre o nosso compromisso com a segurança e com a formação de profissionais competentes e comprometidos.

Por Sérgio Pêgo

Fotos: Espacial FM


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: