Capa da Página Médico alerta gestantes nos cuidados com a dengue - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

16/04/2024 às 08:40h

Médico alerta gestantes nos cuidados com a dengue

Facebook

Dados do Ministério da Saúde apontam que o número de gestantes infectadas pela dengue aumentou aproximadamente 300% nos últimos 30 dias. A informação é baseada no comparativo com o mesmo período de 2023. Esse momento delicado exige um olhar atento quanto à doença, especialmente por grávidas.

O médico ginecologista e obstetra, Éverton Marinho fala da reação aos sintomas da doença por gestantes:

Clique e ouça Éverton Marinho

O Brasil bateu o recorde de mortes por dengue em 2024. Segundo dados do Painel de Arboviroses do Ministério da Saúdes atualizadas nessa segunda-feira (15), o país registrou 1.292 casos neste ano, atingindo uma marca histórica. Para gestantes a atenção com os sintomas devem ser redobrados:

Clique e ouça Éverton Marinho

Já nas primeiras 48 horas, a gestante com dengue pode apresentar febre alta, que rapidamente pode causar uma desidratação que pode agravar ou acarretar complicações durante o período de gravidez:

Clique e ouça Éverton Marinho

Pará de Minas segue com situação de emergência por causa da doença. Atualmente 4 mortes por dengue e uma por chikungunya estão sob investigação no município. Contudo, a Secretaria de Saúde orienta que a população siga em alerta para o controle e eliminação dos criadouros do Aedes aegypti.

Por Sérgio Pêgo

Fotos: Espacial FM


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: