Capa da Página Novos pontos do “Olho Vivo’” serão instalados em Pará de Minas, mas moradores questionam a funcionalidade do sistema - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

20/07/2023 às 08:13h

Novos pontos do “Olho Vivo’” serão instalados em Pará de Minas, mas moradores questionam a funcionalidade do sistema

Facebook

Inaugurado no dia 8 de novembro de 2021, o sistema de videomonitoramento conta com mais de 43 câmeras em operação em diversos pontos do município. Mas, o seu funcionamento tem sido motivo de reclamação e queixa dos cidadãos pará-minenses.

Apuração feita pela equipe de reportagem do Jornal da Cidade revela que os trabalhos realizados pela equipe contratada para atuar na sala de monitoramento dentro da 19ª Companhia Independente de Polícia Militar é feito até as 12h. O Prefeito Elias Diniz, em conversa com o JC Notícias, anunciou que mais 22 pontos com câmeras do sistema de videomonitoramento serão inaugurados em breve na cidade:

Clique e ouça Elias Diniz

Os equipamentos permitem a identificação de placas, marcas, cores dos veículos, detalhes das roupas e a expressão facial de pessoas em circulação. As imagens são transmitidas em tempo real para a central de operações. Além de combater a criminalidade, o sistema pode subsidiar a gestão do trânsito, do transporte de outros serviços públicos ofertados à população. Mas, moradores de Pará de Minas questionam a funcionalidade do aparelho tecnológico:

Clique e ouça Raquel Oliveira

Sendo responsabilidade da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, as operações dependem de um maior número de funcionários para compor a equipe. Segundo um morador de Torneiros, que não quis se identificar, falta efetividade do sistema, já que segundo o mesmo, o aparelho não funciona na localidade:

Clique e ouça Morador

Ainda em conversa com o prefeito de Pará de Minas, ele afirmou que o funcionamento das câmeras é de 24 horas, de acordo com a necessidade, com condições de acessar o sistema remotamente. A Lei Federal 173, impedia que a prefeitura realizasse contratações, a mesma vigorou até dezembro de 2021.

Por Sérgio Pêgo

Fotos: Espacial FM


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: