Capa da Página Número de pessoas em situação de rua cresce e desafia programas sociais - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

20/12/2023 às 08:51h

Número de pessoas em situação de rua cresce e desafia programas sociais

Facebook

Um levantamento feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que houve um aumento de 935,31% na população em situação de rua no Brasil na última década. Em Pará de Minas, na região central da cidade, é possível avistá-los, mesmo que muitas vezes eles estejam invisíveis por parte da população e autoridades políticas.

Na cidade, em três anos houve um aumento de 35% nos atendimentos realizados pelo Centro de Atendimento à População de Rua (Centro Pop). Fernando Henrique, coordenador da instituição, comenta a respeito das vulnerabilidades desse grupo:

Clique e ouça Fernando Henrique

Em 2020, 482 pessoas eram atendidas pelo Centro Pop na cidade. Já neste ano, esse número passou a ser de 687 usuários, representando um aumento de 35%. Esses dados, não só de Pará de Minas, oferecem um retrato parcial da realidade, pois englobam só pessoas em situação de rua que estão inscritas no Cadastro Único (CadÚnico). Porém o estigma sobre esse grupo populacional é um trabalho que deve ser combatido por todos, como acredita o coordenador do Centro Pop:

Clique e ouça Fernando Henrique

A conjuntura econômica mais árdua em que o país enfrenta e com queda do padrão de vida de muitas famílias são fatores para o aumento desse problema. Fernando Henrique ainda comenta sobre o advento da Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF 976):

Clique e ouça Fernando Henrique

O Governo Federal lançou no começo deste mês o “Plano Ruas Visíveis – Pelo direito ao futuro da população em situação de rua”. A iniciativa tem como objetivo a efetivação da Política Nacional para essa população. O programa foi oficializado durante cerimônia no Palácio do Planalto, com a participação do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e do ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Sílvio Almeida.

Por Sérgio Pêgo

Fotos: Espacial FM


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: