Capa da Página Padre Libério é declarado venerável pela Igreja Católica; reconhecimento é importante passo para beatificação - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

15/03/2024 às 09:30h

Padre Libério é declarado venerável pela Igreja Católica; reconhecimento é importante passo para beatificação

Facebook

A Igreja Católica declarou como venerável – título concedido àqueles que tenham práticas heroicas ao longo da vida – Padre Libério Rodrigues Moreira. A informação foi confirmada pela Diocese de Divinópolis, nessa quinta-feira (14). O reconhecimento é um dos passos para a canonização do religioso. Isso significa que é reconhecido “que o Servo de Deus viveu virtudes cristãs em um grau heroico, e que sua vida é um exemplo para os fiéis”.


Para receber o título de Venerável, a pessoa precisa ter suas virtudes comprovadas e reconhecidas pela Igreja, por meio de um processo de investigação rigoroso e detalhado, que envolve a coleta de testemunhos, documentos e outros elementos que possam comprovar a vida virtuosa do candidato. Esse trabalho é conduzido pela Congregação para as Causas dos Santos, em Roma, e requer tempo e cuidado para ser concluído.

O reconhecimento foi comemorado por vários católicos, principalmente de Pará de Minas e região, onde Padre Libério se dedicou por anos. Padre Adão, responsável pela paróquia de São Sebastião, da cidade de Leandro Ferreira, onde estão os restos mortais do Servo de Deus, também comemorou a notícia e destacou como funciona o processo:

Clique e ouça Padre Adão

Padre Adão conta que foi criada uma comissão na Diocese de Divinópolis para ajudar no processo de beatificação de Padre Libério:

Clique e ouça Padre Adão

Após ser reconhecido como Venerável, o candidato pode ser venerado pelos fiéis, ou seja, pode ser objeto de veneração pública e privada, com orações e outras formas de devoção. No entanto, para ser beatificado e canonizado, é necessário que o Venerável tenha um milagre comprovado, no caso da beatificação, e outro para a canonização. Cada etapa do processo de canonização envolve critérios rigorosos e exige a comprovação de fatos concretos e incontestáveis, para que a Igreja possa declarar a santidade de uma pessoa. Padre Adão aproveita para convocar aquelas pessoas que alcançaram um agrade graça através de Padre Libério:

Clique e ouça Padre Adão

Padre Libério nasceu em 30 de junho de 1884 em Lagoa Santa e faleceu em Divinópolis, em 21 de dezembro de 1980. O sacerdote viveu sua vida dedicada a Deus e aos outros, principalmente aos doentes e pobres, a quem ajudava material e espiritualmente.

Padre Libério foi sacerdote em Pequi, São José da Varginha, Leandro Ferreira, entre outras cidades da região. Em 1965, aos 81 anos, foi transferido para Pará de Minas, onde recebeu a cidadania honorária por mérito social. Em 1980 foi finalmente enviado para um lar de idosos em Divinópolis, onde, apesar da idade avançada, continuou a prestar serviço pastoral a outros pacientes até a sua morte.

A investigação diocesana para beatificação de Padre Libério foi iniciada na Diocese de Divinópolis em 30 de julho de 2012 e concluída em 13 de novembro de 2016. Desde então, o processo segue no Vaticano.

Por Sérgio Viana/Com informações da Diocese de Divinópolis.

Fotos: Diocese de Divinópolis/Paróquia São Sebastião de Leandro Ferreira


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: