Capa da Página Psicólogo fala sobre os impactos da violência na saúde mental da comunidade LGBT - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

08/08/2023 às 08:00h

Psicólogo fala sobre os impactos da violência na saúde mental da comunidade LGBT

Facebook

Em 2021, houve no Brasil, pelo menos 316 mortes violentas de pessoas lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e pessoas intersexo (LGBTI+). Esse número representa um aumento de 33,3% em relação ao ano anterior, quando foram 237 mortes. Os dados constam do Dossiê de Mortes e Violências contra LGBTI+ no Brasil.

Entre os crimes ocorridos no ano passado, 262 foram homicídios (o que corresponde a 82,91% dos casos), 26 suicídios (8,23%), 23 latrocínios (7,28%) e 5 mortes por outras causas (1,58%). Para falar dessa triste realidade, nossa reportagem conversou com o psicólogo janaubense que atua em Pará de Minas, Marcelo Guaraciaba:

Clique e ouça Marcelo Guaraciaba

De acordo com as entidades que elaboraram esse dossiê, o resultado “evidencia possíveis danos causados pela LGBTfobia estrutural, que impacta significativamente a saúde mental das pessoas, podendo levar a intenso sofrimento ou mesmo à retirada da própria vida por pessoas em situação de vulnerabilidade”. Marcelo Guaraciaba fala sobre como essas violências afetam a saúde mental de pessoas LGBTs:

Clique e ouça Marcelo Guaraciaba

O psicólogo ainda destaca quais são as violências que colocam o Brasil como um dos países que mais matam pessoas LGBTs no mundo. Marcelo ainda aponta para qual o papel das autoridades diante desse tipo de violência:

Clique e ouça Marcelo Guaraciaba

É responsabilidade dos cidadãos denunciarem ao poder público os casos de LGBTfobia, além de cobrar que estes casos sejam apurados. Para denúncias ligue Disque 100 – Disque Direitos Humanos, 190 – Polícia Militar ou faça uma denúncia anônima no 181.

Por Sérgio Pêgo/Com informações da Agência Brasil

Fotos: Espacial FM


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: