Na próxima quarta-feira (20), Pará de Minas vai celebrar 164 anos de emancipação político-administrativa. Diante da importante data, o JC Notícias traz hoje uma curiosidade, sobre a rua mais movimentada do município, que carrega muita história. A cidade cresceu e a via atualmente carrega o nome de uma importante figura política pará-minense: Benedito Valadares.
Uma área com muito comércio, circulação de pessoas, clínicas hospitalares e pouco espaço para o pedestre transitar nas calçadas. Mas, você conhece a história da famosa Rua “Direita” de Pará de Minas? A equipe de reportagem do JC Notícias conversou com a historiadora Ana Maria Campos, que falou sobre os nomes e um pouco das muitas histórias que a via tem:
Clique e ouça Ana
O primeiro nome foi Rua 18 de abril até 1904, em homenagem ao primeiro vigário da Paróquia Nossa Senhora da Piedade, que foi ordenado em 18 de abril de 1847 por Dom Viçoso da cidade de Mariana. Segundo Ana Maria, o nome Rua Direita que muitos usam até hoje, vem dos colonos portugueses:
Clique e ouça Ana
Já em 1915, a rua passou a ser denominada como 20 de Setembro. Em 1937, passou a se chamar Benedito Valadares, em homenagem ao pará-minense que foi governador do estado de Minas Gerais, como explica Ana Maria:
Clique e ouça Ana
Curioso, né? As muitas histórias de Pará de Minas podem ser pesquisadas no Museu Histórico, localizado na Rua Manoel Batista, 51, centro da cidade. O telefone para marcação de visitas é: (37) 3231.7790.
Por Sérgio Pêgo
Fotos: Espacial FM
28/11/2023 - Moradores do Padre Libério cobram providências sobre buracos causados pelas chuvas
27/11/2023 - Saiba como funciona a Associação Igarapets de Igaratinga
27/11/2023 - Ascipam vai premiar as vitrines mais enfeitadas para o natal
27/11/2023 - Especialista comenta sobre como a arborização urbana contribui na manutenção do clima
27/11/2023 - Saiba oque fazer se for pego de surpresa em alagamentos
24/11/2023 - Confira as opções de diversão para o fim de semana na Agenda Cultural
24/11/2023 - Alunos do Manoel Batista pedem fim do ensino médio integral nas escolas