10/01/2024 às 09:00h
O verão brasileiro chegou com as tradicionais temperaturas elevadas da época, porém com pouca ocorrência de chuvas por vários dias consecutivos, como ocorre neste período. A mudança ocorre devido à influência do El Niño – fenômeno natural caracterizado pelo aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico na sua porção equatorial.
Porém, para as próximas semanas, a expectativa é de pancadas de chuvas mais frequentes, acompanhadas das temperaturas elevadas, como confirma Anete Fernandes, meteorologista do 5º Distrito de Meteorologia do INMET, com sede em Belo Horizonte:
Clique e ouça Anete Fernandes
Anete Fernandes também chama atenção que entre janeiro e fevereiro, outro fenômeno poderá fazer com que o verão fique sem chuvas por dias consecutivos:
Clique e ouça Anete Fernandes
A meteorologista destaca como ficam as temperaturas para os próximos dias:
Clique e ouça Anete Fernandes
O tempo quente e úmido, característico desta época do ano, pode aumentar a sensação de calor, por isso, se manter hidratado e protegido contra os raios solares se faz necessário.
Por Sérgio Viana
Fotos: Arquivo Espacial FM
23/12/2024 - Qualidade de vida no campo contribui para êxodo urbano em Pará de Minas
23/12/2024 - Balanço na educação: diretor fala sobre encerramento de mais um ano letivo
23/12/2024 - Tráfego de veículos aumenta no fim de ano; Polícia orienta condutores
23/12/2024 - Passageiros mineiros se organizam para feriado de Natal e Ano Novo
20/12/2024 - Confira as opções de diversão para o fim de semana na Agenda Cultural!
20/12/2024 - Especialistas falam sobre resistência de homens na busca por atendimentos médicos
20/12/2024 - Supermercados estão prontos para receber os consumidores pará-minenses no Natal
19/12/2024 - PM fez balanço do ano durante o Comentário de Hélverte Moreira