Capa da Página Como ler 200 livros por ano! - Cidadania - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 18º MIN 24º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias - Cidadania

26/07/2017 às 16:37h

Como ler 200 livros por ano!

Facebook

Sim, sei que você se assustou com o número e já tem certeza que isso não é possível. Fazendo algumas contas, para você ler 200 livros em um ano é necessário ler por mês cerca de 16 ou 17 livros. Para conseguir esse feito você deve pensar, ou a pessoa não faz nada na vida e só lê, ou os livros têm cerca de 30 páginas. Mas calma que vamos explicar como ler 200 livros por ano, ficou curioso? Então acompanhe.

Pode parecer muito, mas você já parou para pensar no tempo que gasta mexendo no celular e nas redes sociais? Se pensar em tudo isso vai ver que é possível sim e que você é capaz de ler 200 livros por ano e quem garante é o especialista que experimentou e comprovou sua própria tese em 2015.

O escritor norte-americano Charles Chu lançou o desafio para ele mesmo, o objetivo ela ler pelo menos 3 obras por semana. Essa experiência começou quando ele descobriu seu ídolo, o megainvestidor Warren Buffett, esse homem atribuía o próprio sucesso à intensidade da sua relação com os livros. Ele dizia “Leia 500 páginas por dia. É assim que o conhecimento funciona, é construído (…) Qualquer um é capaz de ler 500 páginas por dia, embora a minoria realmente faça isso”.

Na época que ouviu isso o escritor Chu estava muito feliz profissionalmente, ele era visto pelos amigos e familiares como um grande vencedor. Mas isso não era o bastante, Charles se sentia vazio e estava cheio de dúvidas quanto às próprias escolhas. Foi assim que decidiu seguir o conselho do investidor Buffett e começar a ler mais livros, o objetivo era manter a média de 500 páginas por dia.

Ele conseguiu ler ao final de 2 anos 400 títulos, Chu contou, “a decisão de começar a ler foi uma das mais importantes da minha vida”. Ele também disse que “Os livros me deram coragem para viajar e pedir demissão do meu emprego e me deram referências, heróis e um mundo com significado” conta orgulhoso.

Se lembra dos cálculos simples que fizemos no início deste artigo? Charles Chu também fez o dele para provar que ler 200 livros por ano não é tão difícil assim. Ele mostra com dois dados numéricos, veja:

  • Em média, um norte-americano lê de 200 a 400 palavras por minuto.

  • Um livro de não-ficção tem em média 50 mil palavras.

Por isso em 200 livros há 10 milhões de palavras, se você tem o ritmo de 400 palavras por minuto, isso significa que a leitura das duas centenas de obras consumirá 25 mil minutos ou 417 horas. Parece muito? Você sabe quantas horas gasta no ano usando as redes sociais? Cerca de 6088 horas, na TV o tempo é ainda maior, cerca de 1.642 horas anuais.

Esses cálculos mostram que Charles, você e eu temos o tempo que precisamos para ler 200 livros por ano. O que você está fazendo que ainda não leu 200 livros por ano? Muitas vezes estamos distraídos e não damos importância para fazer o que é realmente interessante e que trará benefícios. Se começar a usar melhor o seu tempo e deixar de seguir celebridades na internet vai conseguir ler muitos livros.

Se você ler por pouco mais de uma hora todos os dias do ano, vai conseguir completar os 200 livros por ano, é muito fácil, não é mesmo? Agora já temos certeza que você não se assusta mais com a quantidade de livros e até já pensa em começar a ler. Comece agora mesmo a colocar essa teoria em prática, no início não vai ser fácil, você vai precisar construir o hábito da leitura, mas com o tempo vai pegar o jeito.

O primeiro passo é criar um ambiente favorável à leitura, assim você terá um lugar especial, confortável e silencioso. Você também pode ler em qualquer formato, pode ser no papel, celular, tablet, onde o livro estiver. O interessante é que você também pode levar o livro para onde quiser, até mesmo quando estiver andando de ônibus.

Coloque as dicas em prática e leia 200 livros por ano, depois volte aqui para contar o quanto foi gratificante.

Boa leitura!

Por Ronaldo Galvão


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: