Capa da Página O Brasil poderia ser o modelo mundial de sustentabilidade - Cultura - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 12º MIN 32º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias - Cultura

28/01/2019 às 20:35h

O Brasil poderia ser o modelo mundial de sustentabilidade

Facebook

Este momento de crise econômica, social e cultural que o mundo vive é conseqüência de um modelo de desenvolvimento destrutivo, massificante e escravizante. Desde a Revolução Industrial que o ar está sendo poluído, a terra devastada e envenenada, várias espécies animais e vegetais foram extintas ou estão por se extinguir. A riqueza gerada por esse modelo capitalista enriqueceu poucas nações e deixou na miséria, continentes inteiros. A África está ai para mostrar o resultado de mais de 300 anos de exploração de suas riquezas e escravização de seus povos; a América Latina, terra de grandes riquezas foi massacrada, suas culturas nativas destroçadas e submetidas a ditaduras corruptas patrocinadas pelas nações ricas a troco de vender barato, as riquezas de seus países. O mundo hoje é uma pirâmide que tem no seu vértice 7 nações ricas, no meio algumas nações em desenvolvimento e embaixo a maioria das nações pobres. O modelo se repete dentro de cada país: uma elite rica de cerca de 5% a 10% da população, uma classe média que vive buscando subir e a imensa maioria da população que trabalha muito e sobrevive a duras penas com o pouco que ganha. Modelo que se repete em cada cidade enchendo as periferias de favelas onde vivem os trabalhadores, onde não há quase infraestrutura, onde sempre tem enchentes, doenças e violência – consequência do descaso e abandono das autoridades.

O Brasil poderia ser uma grande promessa, pois tem a maior floresta virgem do planeta, o maior rio cheio de peixes e outras espécies nativas, uma mistura racial e cultural que faz do brasileiro um cidadão do mundo. E, com toda esta condição, vamos seguir o mesmo modelo dos países ricos que devastaram, exploraram, escravizaram e hoje estão em crise? O mesmo modelo econômico falido? Que mundo vamos deixar para os nossos netos? As espécies desaparecidas não vão ressurgir. A sabedoria de viver na floresta sem destruí-la está aqui onde muitos povos vivem na e da floresta. Onde tem índio tem floresta. Onde eles foram extintos não tem mais. Está provado que a exploração sustentável da floresta gera riqueza às suas populações e mantém o ecossistema. Então porque vamos matar os índios, devastar suas matas para plantar soja ou fazer pasto para exportar? Não tem sentido. É burrice!

O Brasil poderia ser o modelo de futuro possível para o planeta Terra. É hora de sair do delírio da riqueza fácil, do progresso que destrói, da substituição dos alimentos naturais por alimentos transformados geneticamente ou industrializados. É hora de investir em nossas crianças com escolas de qualidade onde além do conteúdo eles possam vivenciar a amizade, a solidariedade, a cidadania. É hora de reformar o sistema carcerário do país e transformar o criminoso em cidadão através do trabalho e do estudo. É hora de termos uma medicina voltada para a cura, para a prevenção da doença, da transmissão de conhecimentos que permitam ao povo viver de forma mais saudável. É hora dos políticos assumirem sua real função: trabalhar pela melhoria da qualidade de vida de toda a população. É hora de o judiciário deixar de lado a burocracia e fazer cumprir a lei. Estando a lei defasada, façam outra que atenda o Brasil de hoje.



Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: