Capa da Página O Salto Alto - Cultura - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 6º MIN 23º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias - Cultura

21/08/2018 às 13:40h

O Salto Alto

Facebook


Uma coisa que tem me intrigado é o uso de salto alto pelas mulheres. Quem terá inventado tal coisa? Eu mesma já usei várias vezes um desses sapatos. É considerado o calçado adequado para as mulheres em eventos elegantes. Eu já usei inclusive um salto sete e meio no footing da rua Direita em Pará de Minas! Fiquei enorme! Até fui chamada de “espanador da lua”.

Hoje não uso mais. Depois de viver por mais de 30 anos em Ouro Preto, andando pelas ruas tortuosas, de calçamento irregular, foram muitos os tombos que levei. Então passei a observar as outras mulheres. Todas usam sapatos baixos e de sola de borracha, antiderrapantes. Aderi imediatamente. Mesmo assim ainda levei alguns tombos escorregando pelas pedras lisas em dia de chuva. Hoje só uso tênis. E não vejo ninguém de salto alto andando pelas ruas da cidade por motivos óbvios.

Os saltos altos só aparecem em Ouro Preto, nos eventos sociais. As mulheres se dirigem à festa de carro e descem na porta do local do evento. Os saltos são sempre altíssimos e finos. Costumo comparar tais saltos a pernas de pau. Esta comparação me veio à cabeça quando vi uma jovem usando um destes em uma festa de formatura. O salto era enorme. Nunca vi nada igual e a moça andava cambaleando como se estivesse realmente sobre pernas de pau.

Considero este costume uma imposição feita às mulheres assim como muitas outras, por mais que algumas discordem de mim e digam que adoram usar tais sapatos, que são superconfortáveis, e coisa e tal.

Mas acontece que os homens, para participar de um evento elegante, simplesmente tomam um banho, fazem a barba, vestem um bom terno, sapatos baixos e bem confortáveis. Um perfume e basta! Estão prontos para a festa e ficam impacientes com a demora das mulheres em ficarem prontas.

As mulheres, ai as mulheres! Além do banho, tem a depilação, os cabelos escovados no salão, maquiagem caprichada para esconder a mínima mancha do rosto, realçar os olhos, sobrancelhas e boca. E tem também os brincos, colares, pulseiras e tantos acessórios que compõem o visual feminino. Muitas ainda precisam usar uma cinta para esconder a barriguinha e o estômago, uma meia calça e os saltos altíssimos. A moda dos bicos finos tornou o salto uma verdadeira arma útil para a mulher se defender. Também, depois de tanto se embonecar fica irresistível aos mais afoitos.

O vestido é o último a compor esta fantasia de festa. E deve ser da moda vigente! Portanto, para cada festa elegante, as mulheres têm que comprar vestidos novos.

Por último o perfume, que deve ser de qualidade para durar a noite toda, de preferência francês.

Ufa! Dia de festa é o dia todo se aprontando para estar de acordo com as normas vigentes na sociedade. Diante desta situação, nos tempos atuais, acho que nós mulheres deveríamos nos rebelar. Diretos iguais também neste quesito!



Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: