Capa da Página Por causa de rompimento de barragens, Governo do RN decreta situação de emergência em 4 municípios - Destaques - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 13º MIN 27º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias - Destaques

23/04/2019 às 08:24h

Por causa de rompimento de barragens, Governo do RN decreta situação de emergência em 4 municípios

Facebook

Foi publicado na edição desta terça-feira (23) do Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Norte o decreto que oficializa situação de emergência em Fernando Pedroza, Angicos, Santana do Matos e Ipanguaçu. No final de semana, os municípios foram atingidos por enxurradas causadas pelo rompimento de barragens particulares.

A cidade de Santana do Matos, por exemplo, ficou ilhada após a cabeceira de uma ponte na RN-041 ser destruída pela força das águas do Rio São Miguel. Dois veículos foram arrastados pela correnteza. Duas pessoas foram resgatadas com ferimentos leves. A enxurrada também levou os canos de uma adutora e quatro comunidades rurais na região ficaram desabastecidas.

Durante o período em que persistir a situação de emergência, fica o Estado do Rio Grande do Norte autorizado a contratar, mediante dispensa de licitação, obras e serviços que se mostrarem aptos a minimizar os efeitos das enxurradas.

Enxurradas

As enxurradas aconteceram por causa da ruptura das paredes das barragens São Miguel 1, Vavá 1 e São Pedro, todas no município de Fernando Pedroza. Outros reservatórios da região também correm alto risco de rompimento.


“Com a ruptura da parede do açude São Miguel 1, Vavá 1 e São Pedro, todos de propriedade privada, há o alto risco de rompimento da barragem Vavá 2 e São Miguel 2, em Fernando Pedroza. O preocupante, segundo a Defesa Civil, é que este último se trata de açude de maior volume de água com relação aos que já romperam. Ainda não é possível informar quantas pessoas seriam afetadas com a possível ruptura da parede desses açudes”, destacou o governo.

'Momento de pânico

'A correnteza que destruiu a cabeceira da ponte na RN-041, rodovia que liga Santana do Matos à BR-304, arrastou dois carros. Dentro de um deles estavam dois homens. Eles foram resgatados pela Defesa Civil. "Um momento de pânico", resumiu o motorista José Miguel.

Fonte: G1

Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: