18/10/2019 às 07:57h
A Hemodiálise é o procedimento através do qual uma máquina filtra e limpa o sangue, fazendo parte do trabalho que o rim doente não pode fazer. O procedimento retira do corpo os resíduos prejudiciais à saúde, como o excesso de sal e de líquidos, controla a pressão arterial e ajuda o organismo a manter o equilíbrio de substâncias como sódio, potássio, ureia e creatinina.
A hemodiálise está indicada para pacientes com insuficiência renal aguda ou crônica graves. A indicação de iniciar esse tratamento é feita pelo médico especialista em doenças dos rins, o nefrologista.
Em Pará de Minas, os pacientes podem se tratar no Centro de Tratamento Renal, instalado na Rua Coronel João Alves, na região central do município. Em entrevista ao Jornal da Cidade, o responsável pela clínica de hemodiálise, o nefrologista Roberto Kenedy fala sobre como é feito o trabalho na unidade:
Clique e ouça Dr. Roberto Kenedy
Doutor Roberto Kenedy explica como é feito o encaminhamento dos pacientes para a clínica de hemodiálise de Pará de Minas:
Clique e ouça Dr. Roberto Kenedy
O nefrologista fala sobre os cuidados e prevenção das doenças nos rins:
Clique e ouça Dr. Roberto Kenedy
O consumo errado de refrigerantes, cerveja, sucos e frutas pode vir a prejudicar o bom funcionamento dos rins, como explica o médico:
Clique e ouça Dr. Roberto Kenedy
Criado há mais de 15 anos o Centro de Tratamento Renal (CTR) tem prestado bons serviços aos pacientes de Pará de Minas e municípios do entorno, entre eles São José da Varginha, Pitangui, Pequi, Onça de Pitangui, Igaratinga, Florestal, Conceição do Pará e Nova Serrana. A unidade é mantida pelo Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC).
Por Igor Araújo