Capa da Página Novas regras para obter benefícios sociais já estão em vigor - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 16º MIN 29º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

18/03/2015

Novas regras para obter benefícios sociais já estão em vigor

Facebook

Quem for utilizar dos benefícios da Previdência Social a partir deste ano deve ficar atento às novas mudanças que já entraram em vigor.

O acesso da população a uma série de benefícios do INSS está mais rigoroso, entre eles o auxílio-reclusão, auxílio-doença e pensão por morte.

As mudanças não são retroativas, ou seja, não vão atingir quem já recebe algum benefício. Apenas os futuros beneficiários vão ser afetados pelas novas regras.

Desde o mês de dezembro de 2014 já está valendo a mudança para o auxílio-reclusão, que é o benefício pago à família do preso, esteja ele em regime fechado ou semiaberto.

imagemEdméia Lúcia de Aguiar Lemos, gerente da agência do INSS de Pará de Minas, explica a principal mudança feita pelo Governo Federal em relação ao auxílio-reclusão.

Clique e ouça Edméia Lúcia

As novas regras para a pensão por morte já estão valendo desde o dia 14 de janeiro. A partir desta data, só terá direito ao benefício quem tiver pelo menos dois anos de casamento ou união estável.

A legislação anterior não estabelecia um prazo mínimo para a união, como informa Edméia Lúcia.

Outra mudança neste benefício é relacionada ao valor que o pensionista vai receber. Edméia esclarece a situação.

Clique e ouça Edméia Lúcia

A gerente do INSS de Pará de Minas explica ainda as mudanças para o auxílio-doença, que entraram em vigor no dia 1º de março.
Ela ressalta que todas as novas regras só vão afetar os futuros beneficiários.

Clique e ouça Edméia Lúcia

Para saber mais informações a respeito das mudanças nos benefícios sociais, o interessado pode entrar em contato com a Previdência através do número 135 ou no endereço eletrônico previdência.gov.br.

Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: