Um texto ganha vida após sua publicação. Ele poderá comprometer ou elevar o nome de quem o escreveu. Poderá ainda plantar vínculos no leitor que se alastrarão para outras obras do escritor, assim como também despertar interesse pela sua biografia.
Um bom texto pode levar um escritor a ser lido por uma pessoa, por um bairro inteiro, uma cidade, um estado, um país e até por boa parte do mundo. Ele poderá mudar a vida do escritor ou do leitor. Isto foi o que aconteceu com uma parte da minha literatura, gênero infantil e infantojuvenil, que foi lida por um grupo de crianças do Projeto Bola de Gude, oriundas de vários bairros de Pará Minas.
Gratidão, talvez, seja a palavra mais adequada para expressar meu sentimento, proporcionado pelos alunos e professores do Projeto Bola de Gude. Na noite do dia 4/5, fui homenageado pela instituição por meu trabalho na literatura, no teatro e no cinema. As crianças leram minhas obras, fizeram adaptação dos textos e os encenaram. Cada apresentação, com o olhar atento e cuidadoso das professoras, foi um show. Emocionei-me e me diverti muito com o talento e a graça dos meninos e meninas. Obrigado, crianças queridas. Muito obrigado.
Agradeci durante a festiva noite de homenagens e continuo agradecendo pela felicidade e pela emoção vivenciadas. Estendo meus agradecimentos também aos amigos e familiares que enviaram vídeos falando sobre minha pessoa e obra. Que emocionante! Fiz uma oração em agradecimento.
***
(A homenagem só aconteceu graças à sensibilidade dos professores Márcia Carvalho, Will Pereira, Wilza Cirilo, Cíntia Ferreira, Viviana Oliveira, Patrícia Melo, Heloísa Santos, Leila Barbosa, Roberta Mendonça, Vera Gomes, Eliane Mendonça e Eliane Fernandes. Muito Obrigado! Amém, amém, amém).