De segunda a sexta, das 8h as 17h
04/08/2023 às 07:08h
A diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou mudanças na rotulagem de medicamentos. De acordo com a agência, as alterações visam deixar mais claras as informações sobre os remédios nas embalagens, garantindo a segurança do paciente e o uso correto dos medicamentos.
No caso de remédios isentos de prescrição médica, a classe terapêutica e a indicação ficarão dispostas na parte da frente da embalagem para facilitar a visualização pelo consumidor.
O mesmo será feito para quantidade total de medicamento. “Com intuito semelhante, foi permitida a colocação da quantidade total do medicamento na face frontal da embalagem, podendo auxiliar o cidadão na comparação de preço dos produtos, sem, no entanto, causar prejuízo para a compreensão das informações relacionadas ao uso seguro do medicamento”, informa nota da Anvisa.
Segundo a agência, outra mudança é o uso obrigatório da técnica Tall Man Lettering (TML) – quando parte do nome de um remédio é escrito em letras maiúsculas - nos rótulos de medicamentos restritos ao uso de hospitais, clínicas, ambulatórios, serviços de atenção domiciliar e demais unidades de saúde.
“A técnica de TML é uma das ferramentas utilizadas para ajudar a minimizar os erros de medicações decorridos de troca acidental entre princípios ativos com fonética e/ou ortografia semelhantes”, explica a agência.
Em relação a remédios que são vendidos ao governo federal, serão retiradas as frases que utilizam os termos venda sob prescrição, sendo substituídas por “Uso sob prescrição” e “Uso sob prescrição e retenção de receita”.
Fonte: Hoje em DiaFoto: Rádio Espacial FM / AdobeSotpck
30/04/2025 - ALMG aprova revisão salarial de 5,26% apenas para educação básica
28/04/2025 - Data do conclave para escolher próximo papa é definida por cardeais
23/04/2025 - Fiéis visitam corpo de papa Francisco na Basílica de São Pedro
22/04/2025 - Funeral do papa Francisco será realizado sábado, anuncia Vaticano
16/04/2025 - Governo Zema descarta reajuste salarial de servidores em 2025
14/04/2025 - Estado prepara 11 projetos para possibilitar adesão ao Propag
10/04/2025 - PL que libera venda de cerveja em bancas de jornal é aprovado em 2º turno na CMBH
07/04/2025 - Lula volta a Minas nesta segunda para anunciar investimentos em fábrica de insulina
Atendimento:(37) 3236-0105
Rua Major Manoel Antônio, 208
Centro, Pará de Minas, MG
CEP: 35660-010
De segunda a sexta, das 8h as 17h