05/04/2024 às 08:00h
Indígenas de nove comunidades da Terra Indígena Yanomami têm alto nível de contaminação por mercúrio, alerta um novo estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e do Instituto Socioambiental (ISA). A pesquisa, divulgada nesta quinta-feira (4), aponta que 94% dos indígenas que participaram da pesquisa estão contaminados pelo metal pesado.
O estudo coletou amostras de cabelo de 287 indígenas do subgrupo Ninam, do povo Yanomami, e revelou que os indígenas que vivem em aldeias mais próximas aos garimpos ilegais têm os maiores níveis de exposição ao mercúrio.
As comunidades que participaram da pesquisa ficam às margens do Rio Mucajaí, um dos mais impactados pelo garimpo ilegal na Terra Yanomami. Localizado no Amazonas e em Roraima, o território abriga 31 mil indígenas, que vivem em 370 comunidades.
➡️ O povo Yanomami é considerado de recente contato com a população não indígena e se divide em seis subgrupos de línguas da mesma família, designados como: Yanomam, Yanomamɨ, Sanöma, Ninam, Ỹaroamë e Yãnoma.
30/04/2025 - ALMG aprova revisão salarial de 5,26% apenas para educação básica
28/04/2025 - Data do conclave para escolher próximo papa é definida por cardeais
23/04/2025 - Fiéis visitam corpo de papa Francisco na Basílica de São Pedro
22/04/2025 - Funeral do papa Francisco será realizado sábado, anuncia Vaticano
16/04/2025 - Governo Zema descarta reajuste salarial de servidores em 2025
14/04/2025 - Estado prepara 11 projetos para possibilitar adesão ao Propag
10/04/2025 - PL que libera venda de cerveja em bancas de jornal é aprovado em 2º turno na CMBH
07/04/2025 - Lula volta a Minas nesta segunda para anunciar investimentos em fábrica de insulina