30/04/2025 às 08:55h
É aposentado ou pensionista do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e recebeu um e-mail sobre "ressarcimento de descontos de mensalidades associativas"? Cuidado, isso é golpe. O Ministério da Previdência recebeu denúncia de segurados que estariam sendo abordados por golpistas com a oferta de "agilizar o recebimento dos atrasados descontados pelo INSS".
De acordo com o governo, os valores descontados no mês de abril serão devolvidos na folha de maio – que vai de 26 de maio a 6 de junho. O ressarcimento dos valores relativos a mensalidades não reconhecidas pelos beneficiários descontados em meses anteriores serão avaliados por um grupo da Advocacia Geral da União (AGU), que estudará a melhor forma de devolver o dinheiro.Acesse, com login e senha, o Meu INSS (site ou aplicativo), clique em “Consultar Benefício” e, em seguida, em “Extrato de Pagamento”. Clique no mês que aparece (por padrão, aparecem somente as duas últimas competências, mas é possível visualizar as anteriores também). Na tabela que aparece, irá constar o possível valor do desconto, se houver.
A devolução dos valores é feita diretamente pela entidade. É preciso entrar em contato através do telefone 0800, que aparece ao lado do nome da entidade no seu contracheque.
Também é importante que seja registrada denúncia sobre descontos não autorizados de associações ou entidades no Portal do Consumidor (www.consumidor.gov.br/) e na Ouvidoria do INSS, através da Plataforma Fala BR (falabr.cgu.gov.br/web/home).
Segundo o governo federal, em breve mais informações serão repassadas a fim de orientar os beneficiários sobre tais procedimentos.
Com informações Hoje em DiaFoto: Espacial FM