Capa da Página Acidentes com trabalhadores da limpeza urbana crescem em períodos festivos - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

30/11/2023 às 09:49h

Acidentes com trabalhadores da limpeza urbana crescem em períodos festivos

Facebook

Conforme abordado no quadro “Comentário com Hélverte Moreira”, na edição da última segunda-feira (27), do Jornal da Cidade, a produção de lixo da população de Pará de Minas aumentou. A chegada do fim de ano também faz com que registros de acidentes de trabalho cresçam, principalmente com aqueles que cuidam da limpeza do município.

Gustavo e Reinaldo, trabalhadores da limpeza urbana em Pará de Minas, realizavam o serviço de limpeza urbana à noite na região central da cidade, quando se machucaram com material perfurocortante. Situação que costuma ser recorrente no final de ano:

Clique e ouça Gustavo e Reinaldo

Segundo informações da Engesp, empresa que trabalha com limpeza urbana nas ruas de Pará de Minas, a população na cidade produz o equivalente a 80 toneladas de lixo por dia. Além de ocorrer aumento de acidentes de trabalho no final do ano, falta consciência ambiental da população, é o que afirma Denise Costa, coordenadora do setor na cidade:

Clique e ouça Denise Costa

Em 2022, a produção de lixo em Pará de Minas era de 70 toneladas. Além de acidentes de trabalho, os funcionários têm que lidar com a falta de consciência ambiental de muitos moradores, favorecendo o entupimento das tubulações da rede de esgoto.

Um levantamento da Abrelpe, Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais, mostra que, mais de 70% das cidades brasileiras já possuem coleta seletiva. No entanto, somente 30% das pessoas separam o lixo seco do orgânico, em casa.

Por Sérgio Pêgo

Fotos: Espacial FM


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: