Capa da Página Acidentes por escorpiões em Pará de Minas é maior entre as principais cidades do centro-oeste mineiro - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

20/11/2023 às 09:49h

Acidentes por escorpiões em Pará de Minas é maior entre as principais cidades do centro-oeste mineiro

Facebook

Levantamento realizado pela equipe de reportagem do Jornal da Cidade, através do Portal da Vigilância em Saúde no estado, revela que Pará de Minas teve 202 registros de picadas por escorpião neste ano.

A pesquisa inclui cidades como Bom Despacho, Itaúna, Nova Serrana e Divinópolis. O biólogo Gustavo Rios, atua no Centro de Controle de Zoonoses e fala do comportamento desse animal:

Clique e orça Gustavo Rios


Em Pará de Minas, o bairro Nossa Senhora de Fátima conta com maior incidência de casos de acidentes por escorpião. No local, nossa equipe de reportagem conversou com alguns moradores:

Clique e ouça Moradores do bairro NSr. Fátima


O clima chuvoso e quente favorece o aparecimento desses animais peçonhentos, um dos mais comuns no ambiente urbano. Estes costumam se alojar no esgoto e encanamentos e com a chegada das chuvas, são arrastados se espalhando e proliferando pela cidade. Gustavo Rios comenta sobre as ações desenvolvidas pelo Centro de Controle de Zoonoses:

Clique e ouça Gustavo Rios

A Fundação Ezequiel Dias (FUNED) produz o soro através dos animais que são capturados e enviados para extração do veneno para a produção de soro. A orientação é para que as vítimas de acidentes com animais peçonhentos, sobretudo às crianças, procurem uma unidade de saúde o mais rápido possível.

Por Sérgio Pêgo

Fotos: Espacial FM


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: