Capa da Página Alunos do Manoel Batista pedem fim do ensino médio integral nas escolas - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

24/11/2023 às 09:31h

Alunos do Manoel Batista pedem fim do ensino médio integral nas escolas

Facebook

Alunos da Escola Estadual Manoel Batista, do bairro São José, em Pará de Minas, se mobilizaram na manhã de ontem (23), pedindo o fim do ensino médio integral nas escolas. De acordo com os mesmos, o fato têm feito aumentar a evasão e o abandono escolar, ao contrário do que previam os Planos Nacional e Estadual de Educação, segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

A aluna do 2° ano do ensino médio do Manoel Batista e uma das mobilizadoras do encontro, Isadora Sandylla conversou com a equipe de reportagem do Jornal da Cidade:

Clique e ouça Isadora Sandylla

O Programa Escola em Tempo Integral prevê o acréscimo de 78 mil matrículas para o ano de 2024, em Minas Gerais. Para Isadora, há uma impossibilidade de compatibilizar o ensino médio em tempo integral com outras atividades fora das aulas:

Clique e ouça Isadora Sandylla

Em julho deste ano, o Governo Federal sancionou a lei que cria o programa Escola em Tempo Integral que estabelece medidas, como assistência técnica e repasse de recursos a estados e municípios. O professor Ladislau Rodrigues comenta sobre o ato:

Clique e ouça Ladislau Rodrigues

Antes do projeto entrar em vigor, a Escola Estadual Manoel Batista contava com aproximadamente 1.200 alunos matriculados, realidade muito diferente em 2023, onde agora a instituição tem 528 estudantes. Mais três instituições de ensino da cidade fazem parte da Escola em Tempo Integral: Wilson de Melo Guimarães, Avany Villena e Padre Libério.

Por Sérgio Pêgo

Fotos: Espacial FM


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: