Capa da Página Após aprovado em definitivo na Câmara, projeto que autoriza a reativação do Faixa Azul em Pará de Minas precisa ser sancionado pelo prefeito - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

01/11/2023 às 09:09h

Após aprovado em definitivo na Câmara, projeto que autoriza a reativação do Faixa Azul em Pará de Minas precisa ser sancionado pelo prefeito

Facebook

Mesmo com mais uma votação apertada na Câmara Municipal, dessa vez pelo placar de 7x6, já que 3 vereadores estavam ausentes da reunião ordinária da última segunda-feira (30), o projeto de lei que pedia autorização para a reativação do Sistema de Estacionamento Rotativo Faixa Azul em Pará de Minas foi aprovado em definitivo e agora segue para a sanção do prefeito Elias Diniz (PSD).

Para que o estacionamento rotativo volte a ser realidade em Pará de Minas, após mais de 11 anos, o prefeito e seus representantes precisam, por meio de decreto, definir as vias onde será implantado o sistema, operar ou conceder a exploração e estabelecer as tarifas de acordo com os veículos e período de permanência. O horário de funcionamento do Faixa Azul será das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 13h, aos sábados. A utilização das vias aos domingos e feriados estará isenta de pagamento.

Em entrevista ao JC Notícias, o presidente da Câmara Municipal de Pará de Minas, Márcio Lara (PSD) comemorou a aprovação do projeto e acredita que o sistema de estacionamento rotativo vai organizar o trânsito da região central do município:

Clique e ouça Márcio

O vereador Dilhermando Rodrigues Filho, o Dilé (PSDB) acredita que o comércio de Pará de Minas também vai ganhar com a volta do Faixa Azul:

Clique e ouça Dilé


Também pensando nos funcionários das lojas do centro de Pará de Minas, que vão para o trabalho de moto, o vereador Nílton Reis Lopes (MDB), sugeriu que a prefeitura destinasse um espaço para estacionamento gratuito dos veículos:

Clique e ouça Niltinho

História do Faixa Azul em Pará de Minas

Em agosto de 2012, a cobrança da tarifa do Faixa Azul foi suspensa em Pará de Minas, após decisão própria da diretoria da Sociedade São Vicente de Paulo, entidade que era responsável pela cobrança no município. Na época, todo o dinheiro arrecadado era repassado à Cidade Ozanan.

Em setembro daquele mesmo ano, José Maria Ribeiro, presidente da Sociedade São Vicente de Paulo, disse ao Jornal da Cidade, que o Faixa Azul não estava dando o retorno esperado e, por isso, a decisão de suspendê-lo foi tomada.

Também na época, alguns motoristas e motociclistas desrespeitavam os funcionários do Faixa Azul, já que acreditaram que a cobrança era ilegal, pois o trânsito de Pará de Minas precisava ser municipalizado.

Por Sérgio Viana

Fotos: Espacial FM


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: