Capa da Página Após surgimento de escorpiões na cidade, biólogo explica os cuidados necessários para evitar acidentes - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 12º MIN 29º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

05/02/2020 às 08:47h

Após surgimento de escorpiões na cidade, biólogo explica os cuidados necessários para evitar acidentes

Facebook

Uma situação que se repete em todos os anos é o aparecimento de escorpiões nas residências e comércios pará-minenses. Com isso, alguns cuidados devem ser tomados, já que esses animais ficam escondidos em entulhos e frestas, onde comumente há a proximidade da presença humana e, consequentemente, ocorrências de acidentes.

Neste cenário, a reportagem do JC Notícias conversou com o biólogo da Vigilância em Saúde e do Centro de Controle de Zoonoses – CCZ, Adelmo Lemos, para saber como a população deve se proteger e evitar que esse tipo de animal apareça e cause danos.

Em entrevista, ele explica o que causa o surgimento dos escorpiões em Pará de Minas nesta época do ano, quando o tempo fica quente e úmido:

Clique e ouça Adelmo Lemos

Adelmo explica como deve ser o combate aos escorpiões:

Clique e ouça Adelmo Lemos

O biólogo do Centro de Controle de Zoonoses ressalta ainda onde os escorpiões podem se abrigar nas casas e comércios da cidade. Ele ensina ainda como as pessoas podem se proteger dos escorpiões:

Clique e ouça Adelmo Lemos

Vale ressaltar que em caso de acidentes com escorpiões, não se deve matá-lo. O correto é capturar o animal vivo e levá-lo para o Centro de Controle de Zoonoses que dará o encaminhamento para a extração do veneno e, consequentemente, a fabricação do soro antiescorpiônico.

Por Henrique Silva

Fotos: JC Notícias


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: