Capa da Página Associações de bairros desativadas deixam participações em decisões políticas - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

11/04/2023 às 08:30h

Associações de bairros desativadas deixam participações em decisões políticas

Facebook

Levantamento feito pelo JC Notícias aponta que em Pará de Minas, muitas associações de bairros estão desativadas há algum tempo. Com a finalidade de trabalhar junto as autoridades por melhorias para os moradores locais, essas entidades têm o objetivo de exercer papel importante na esfera política das cidades.

Sobre o assunto, o JC Notícias conversou com o assessor técnico do terceiro setor em Pará de Minas, o qual confirma a desativação de várias associações de bairros na cidade nos últimos anos. Segundo ele, em outros anos, o município já contou com 42 entidades:

Clique e ouça Maurício Rodrigues

A legislação prevê que esse tipo de organização tenha cunho social e sem finalidade lucrativa. A advogada Bruna Faria, membro do Observatório Social de Pará de Minas, comenta sobre a aplicação do dinheiro público e aspectos jurídicos nesse tipo de agremiação:

Clique e ouça Bruna Faria

Em uma associação de bairro as atribuições são feitas por estatuto e regimento interno. Seu cumprimento se dá através de prestações de contas periódicas.

Lembrando que suas atas principais como de fundação, aprovação de estatuto e regimento interno, decisões importantes e eleições para sua diretoria devem ser registradas em cartório.

Por: Sérgio Pêgo

Fotos: Espacial FM


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: