Capa da Página Baixa adesão às vacinas em Pará de Minas chama atenção - - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

20/05/2023 às 08:00h

Baixa adesão às vacinas em Pará de Minas chama atenção

Facebook

A campanha nacional contra a influenza (gripe) imunizou apenas 25% do público-alvo no país. Segundo o Ministério da Saúde, na primeira metade da ação, iniciada em 10 de abril e que se encerra em 31 de maio, foram aplicadas 17 milhões de doses da vacina.

O público-alvo é formado principalmente por idosos, crianças com menos de 6 anos, gestantes, puérperas, indígenas, trabalhadores da saúde e da educação.

São muitos os motivos que contribuem para essa baixa adesão, sendo uma delas, o fim da emergência sanitária da Covid-19, anunciada pela Organização Mundial da Saúde, além da circulação de notícias falsas que desestimulam a procura pela vacina.

Em entrevista ao JC Notícias, Juliana Xavier Viana, enfermeira na Coordenação de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, comenta sobre a baixa adesão a campanha:

Clique e ouça Juliana Xavier Viana

A baixa adesão às campanhas de vacinação é um fator preocupante. O inverno tem início no dia 21 de junho e com isso os sintomas gripais aumentam entre a população. No país, cerca de 40 mil pessoas são internadas, por ano, devido a alguma complicação da gripe. Juliana Xavier reitera que é importante se vacinar para não ter a saúde agravada pela doença:

Clique e ouça Juliana Xavier Viana

Além da Campanha Nacional contra a Influenza, estão disponíveis nos centros de saúde de Pará de Minas, a Campanha Nacional contra a covid-19 com a aplicação da vacina bivalente e ampliação temporária contra a Meningite C.

Neste sábado (20), por exemplo, a população de Pará de Minas terá a oportunidade de atualizar o cartão de vacinas, devido ao Dia D de Vacinação, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde.

Todas as salas de vacinas das Unidades Básicas de Saúde do Município, e o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) estarão abertas até as 16h. Em algumas delas, super-heróis estarão a postos, para receber as crianças.

Por Sérgio Pêgo

Fotos: Espacial FM


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: