Capa da Página Busca no registro para produção de cachaça aumenta em Minas Gerais, mas número de atividades ilegais chama atenção - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

20/06/2023 às 07:19h

Busca no registro para produção de cachaça aumenta em Minas Gerais, mas número de atividades ilegais chama atenção

Facebook

Em Minas Gerais, tomar aquela cachaça é assunto sério e não é atoa que o estado é referência no assunto.

Sendo conhecida como Patrimônio Histórico e Cultural, a cachaça mineira tem início da safra de cana-de-açúcar, matéria-prima da bebida no período de frio. Mas, a ilegalidade na produção e comercialização da mercadoria fez com que a fiscalização do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), realizasse mais de 9 atuações na cidade de Pará de Minas.

O fiscal e engenheiro agrônomo do IMA, Marcos Vinícius Freitas, afirma a necessidade do registro para fabricação e os danos a saúde por bebidas ilegais:

Clique e ouça Marcos Vinícius

Segundo dados do Ministério da Agricultura, Minas Gerais conta com mais de 40% da produção oficial no país. Além disso, conta com 1.778 produtos registrados, mais de mil registros a mais do que os contabilizados em São Paulo, o segundo colocado. Marcos Vinícius Freitas ainda falA sobre a denominação da conhecida cachaça artesanal:

Clique e ouça Marcos Vinícius

Para manter a qualidade da bebida, considerando ampliação de mercados, melhora da produção e segurança sanitária, o Governo de Minas criou o projeto “Cachaça Mineira Legal e de Qualidade”.

A iniciativa envolve toda a cadeia produtiva da cachaça para os próximos 5 anos. Ações educativas e estratégicas nas regiões do estado onde há elevado número de estabelecimentos clandestinos. O Fiscal e Engenheiro Agrônomo do IMA, comenta também sobre a legislação e do uso de recipiente para armazenar a cachaça:

Clique e ouça Marcos Vinícius


O produto deve estar rotulado e disponibilizado ao comércio após análise que garante a qualidade do mesmo. E o consumidor pode denunciar a produção e comercialização da bebida que estiver irregular pelo www.cachacailegal.com.br.

Por Sérgio Pêgo

Fotos: Espacial FM


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: