10/01/2023 às 07:46h
Quem foi ao sacolão nas últimas semanas para comprar verduras, legumes e frutas notou que o preço destes produtos está ainda mais alto, mas, em contrapartida, a qualidade dos alimentos é mais baixa.
O intenso volume de chuva que atinge Minas Gerais, desde o fim de dezembro de 2022 inundou plantações e fechou estradas, dificultando a colheita, transporte e distribuição das mercadorias. O resultado é um aumento no preço de produtos.
Nos estabelecimentos, o fruto é ofertado com dificuldade, segundo os comerciantes, que vem se desdobrando para tentar oferecer qualidade dos produtos e repassar preços mais baixos, apesar de comprarem caro, como explica Marcelo Gomes da Silva, proprietário de um sacolão no centro de Pará de Minas.
Clique e ouça Marcelo Gomes
Marcelo cita outros legumes e frutas que tiveram aumento devido ao volume de chuvas das últimas semanas:
Clique e ouça Marcelo Gomes
O comerciante ressalta que infelizmente o aumento dos preços tem que ser repassados aos consumidores para evitar prejuízos, porém ele explica que em alguns produtos ele tenta equilibrar o preço para favorecer o cliente:
Clique e ouça Marcelo Gomes
Para economizar na hora de fazer o sacolão, economistas orientam os consumidores a ficarem atentos às promoções e tentar substituir produtos mais caros pelos mais baratos nas gôndolas.
Por Sérgio Viana
Fotos: Espacial FM
24/01/2025 - Consignado Folia; Sicoob Ascicred lança primeira campanha do ano
24/01/2025 - Fechamento do Colégio São Francisco é oficializado em Pará de Minas
23/01/2025 - Sol, chuva, calor? O que esperar do clima no verão em 2025
22/01/2025 - PROMAF: Programa abre matrículas para crianças e adolescentes
22/01/2025 - Cadastro Escolar 2025: Começam as inscrições para vagas remanescentes em Minas
22/01/2025 - Escola Fernando Otávio vai ofertar curso profissionalizante em fevereiro