Capa da Página Começa a paralisação dos professores da rede estadual de ensino de Minas Gerais; em Pará de Minas a adesão é baixa - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

09/02/2023 às 08:00h

Começa a paralisação dos professores da rede estadual de ensino de Minas Gerais; em Pará de Minas a adesão é baixa

Facebook

Teve início nessa quarta-feira (8), a paralisação de professores da rede estadual de ensino de Minas Gerais. A possibilidade de uma greve deixou milhares de famílias receosas, dois dias após o retorno das férias escolares. Ainda não há informações oficiais sobre a adesão no Estado, mas o movimento surpreendeu alunos de algumas cidades mineiras.

A decisão de cruzar os braços foi tomada na terça-feira (7), após o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) retirar da pauta o julgamento em busca de uma mediação entre o sindicato e o governo estadual. Os professores cobram o pagamento do piso nacional da educação: R$4.420. O governo estadual paga R$2.340, mas entende que paga o piso por considerar a jornada proporcional de horas trabalhadas.

Em entrevista ao JC Notícias, o diretor da subsede do Sindicato Único dos Trabalhadores da Educação de Minas Gerais (Sind-UTE), Rondinelli Alves dá mais detalhes sobre o andamento da greve dos professores da rede estadual:

Clique e ouça Rondinelli Alves

Rondinelli Alves explica que a adesão dos professores da rede estadual em Pará de Minas ainda é baixa, porém o sindicato espera que os trabalhadores se conscientizem da luta pelo piso salarial em Minas Gerais:

Clique e ouça Rondinelli Alves

A implementação pelo Piso Salarial Profissional Nacional em Minas Gerais é uma luta dos profissionais da educação básica desde 2008, segundo informou o Sind-UTE/MG.

Em nota, o Governo de Minas informou que tem mantido diálogo constante com os representantes da Educação, para que as reivindicações possam ser apresentadas e debatidas.

Por Sérgio Viana

Fotos: Arquivo Espacial FM


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: