Capa da Página Comerciantes falam sobre os desafios do setor em Pará de Minas - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

17/07/2023 às 08:17h

Comerciantes falam sobre os desafios do setor em Pará de Minas

Facebook

Neste domingo (16), foi comemorado o Dia do Comerciante. Mas será que existem motivos para comemorar a data? Levantamento feito pelo Jornal da Cidade aponta que em 2023, o volume de vendas no comércio varejista ampliado, apresentou um aumento maior que 1,7% de janeiro a junho. Já uma pesquisa da Fecomércio aponta que houve uma crescente de 0,1% nas vendas até o momento, mas, por sua vez, sinalizou uma queda de 0,5% no volume vendido.

Em Pará de Minas, são cerca de 2.066 empresas só do ramo de comércio varejista, incluindo os supermercados e hipermercados. A cidade conta com 2502 CNPJs.

Com maior número, as empresas do ramo de artigos para vestuários e acessórios somam 727 e movimentam grande parte da economia local. Em conversa com o JC Notícias, Misael José Misael de Almeida destaca que para sobreviver nos negócios é preciso muita dedicação:

Clique e ouça Misael Lopes

Em Minas Gerais até o momento, o setor que apresentou maior destaque foi o de atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo (11,7%). Em contrapartida, a atividade com menor peso, tanto em nível estadual, quanto em nível nacional é a de tecidos, vestuário e calçados. Para Misael Lopes, os reflexos da pandemia ainda afetam o comércio e mercado de trabalho:

Clique e ouça Misael Lopes

Mesmo tendo que lidar com as dificuldades relacionadas ao mercado, o setor segue atuando para o progresso. O presidente da Ascipam, Evandro Oliveira fala sobre o cenário do comércio em Pará de Minas:

Clique e ouça Evandro Oliveira

A Associação dos Comerciantes de Pará de Minas, visando estimular o investimento da população no mercado local, lançou a campanha "Pará de Minas tem de tudo. Compre aqui São faixas espalhadas pela cidade com intuito de valorizar o comércio local

Por Sérgio Pêgo

Fotos: Espacial FM


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: