Capa da Página Conflito em Israel; especialista comenta sobre o histórico de guerras no país - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

23/10/2023 às 07:49h

Conflito em Israel; especialista comenta sobre o histórico de guerras no país

Facebook

No dia 7 de outubro, o grupo palestino Hamas, que controla a Faixa de Gaza, lançou um ataque a Israel, que vitimou ao menos 1.400 pessoas e capturou inúmeros reféns.

Esse conflito que já atravessa a história tem colocado surpresa. Israel reagiu e a guerra já matou mais de 4 mil pessoas, sendo 1,4 mil israelenses e mais de 3,3 mil palestinos.

O conflito pode ultrapassar as fronteiras de Israel e dos territórios palestinos e tomar maiores proporções? Ao Jornal da Cidade, João Paulo Dellasta, Doutorando em Ciência Política na UFMG, detalha o conflito que já dura 17 dias:

Clique e ouça João Paulo Dellasta

Quase 15 mil brasileiros vivem em Israel, dentre esses, 3 mil entraram em contato com a embaixada brasileira na cidade de Tel Aviv, buscando ajuda para deixar o país. Segundo o Itamaraty, a maioria deles é formada por turistas, como explica João Paulo:

Clique e ouça João Paulo Dellasta

Em meio ao que vem acontecendo, diversos países vem se empenhando para buscar soluções para o conflito no país. O Brasil apresentou uma resolução na Organização das Nações Unidas, sobre uma pausa humanitária para socorrer civis, porém a mesma foi vetada.

A operação Voltando em Paz tem socorrido diversos brasileiros que estavam em Israel. A mesma tem gerado pedidos, inclusive, de países vizinhos como Argentina e Uruguai.

Por Sérgio Pêgo

Fotos: Espacial FM / AdobeStock


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: