Capa da Página Conheça a história do Meteorito Pará de Minas que está no museu da cidade - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

26/03/2024 às 09:17h

Conheça a história do Meteorito Pará de Minas que está no museu da cidade

Facebook

Você já ouviu falar do Meteorito Pará de Minas? A pedra espacial foi encontrada na Fazenda Palmital em 1934. João Bertoldo Dias foi quem encontrou a peça que na época pesava cerca de 112 kg, a qual posteriormente foi comprado pelo Museu Nacional do Rio de Janeiro, em 1941. Foram feitos diversos experimentos que constatou 7 tipos de metais diferentes nos fragmentos.

O fragmento só foi recuperado para Pará de Minas, graças a um trabalho insistente do saudoso corretor de imóveis, Edson Campolina Pontes, que em 1944, esteve no Rio de Janeiro e descobriu a peça. Em 2015, o então falecido Deputado Federal Eduardo Barbosa conseguiu que uma parte da pedra fosse entregue ao prefeito da época, Antônio Júlio de Faria. Atualmente, o Meteorito está exposto no Museu Histórico de Pará de Minas (MUSPAM).

Quem deu mais detalhes sobre a história do Meteorito Pará de Minas foi o diretor do museu, Alaércio Delfino:

Clique e ouça Alaércio Delfino

Alaércio ressalta sobre o pedaço que está em Pará de Minas:

Clique e ouça Alaércio Delfino

Para quem ainda não conheceu o meteorito e quer aproveitar essa dica gratuita, o Museu Histórico está localizado na Rua Manoel Batista, 51, Centro de Pará de Minas. O local fica aberto de terça a sexta-feira de 9h às 17h e aos domingos de 9h ao meio-dia.

Por: Kelvin Fernandes

Fotos: Espacial FM


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: