Capa da Página Crescimento do número de pessoas diagnosticadas com diabetes preocupa; especialista orienta - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

30/11/2023 às 09:51h

Crescimento do número de pessoas diagnosticadas com diabetes preocupa; especialista orienta

Facebook

Novembro, mês que também é considerado internacionalmente de conscientização sobre a diabetes, trouxe números alarmantes para a sociedade. De acordo com a Federação Internacional da Diabetes (IDF), o Brasil é o quinto país em incidência da doença no mundo, com 16,8 milhões de doentes adultos.

Os sintomas da diabetes estão relacionados à fome frequente, sede constante, formigamento nos pés e mãos, vontade de urinar diversas vezes ao dia, perda de peso, infecções, feridas que demoram para cicatrizar e visão embaçada.


Os números são alarmante e chamam a atenção para uma vida mais saudável, como explica a médica endocrinologista, Manuela Resende:

Clique e ouça Manuela Resende

O diabetes atinge 10,2% da população brasileira, conforme dados da pesquisa Vigitel Brasil 2023 (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico). O índice representa aumento se comparado a 2021, quando era 9,1%.

Mantenha os exames de rotina sempre em dia. O SUS faz testes gratuitamente, então não deixa para depois.

Por: Kelvin Fernandes/Agência Minas

Fotos: Espacial FM


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: