Capa da Página Crimes cibernéticos crescem em Minas Gerais e delegado alerta população - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

10/11/2023 às 09:34h

Crimes cibernéticos crescem em Minas Gerais e delegado alerta população

Facebook

Em cinco anos, os crimes cibernéticos cresceram mais de 76% no estado, segundo dados da Polícia Civil de Minas Gerais. Às vezes uma ação pequena como um clique em links enviados através de mensagens em textos ou aplicativos são suficientes para que criminosos comecem a agir.

De forma silenciosa e às vezes invisível, muitos crimes digitais têm se tornado uma ameaça constante para os usuários da internet, como no caso da pará-minense Dayane Sousa, que realizou uma compra de peças de roupas íntimas pela internet e recebeu outro produto:

Clique e ouça Dayane Sousa

Em Pará de Minas, quase 200 crimes de estelionato foram registrados entre janeiro e outubro de 2023. A prática consiste em obter para si ou alguém uma vantagem ilícita. O delegado responsável pela Delegacia Regional, Carlos Henrique Gomes Bueno destaca que os atendimentos desse tipo de crime têm sido recorrentes na cidade:

Clique e ouça Carlos Henrique

Carlos Henrique ainda dá dicas sobre como evitar clicar em links desconhecidos e entrar em sites duvidosos. Segundo ele, são algumas atitudes que podem nos proteger de situações envolvendo golpes:

Clique e ouça Carlos Henrique

No jcnoticias.com.br você pode acessar a cartilha que foi disponibilizada pela Polícia Civil do estado. Nela pode ser conferido mais informações sobre como se proteger de golpes.

Por Sérgio Pêgo

Fotos: Espacial FM


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: