Capa da Página Cuidados com dengue devem ser maiores durante a gestação - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

12/03/2024 às 07:14h

Cuidados com dengue devem ser maiores durante a gestação

Facebook

O odor e o aumento do gás carbônico exalado pela pele das gestantes, aliados ao aumento da sua temperatura corporal, são fatores importantes para a atração do mosquito Aedes aegypti. Além disso, as grávidas e puérperas estão entre os grupos populacionais mais suscetíveis a complicações e evolução para as formas mais graves da dengue.

O número de casos de dengue em gestantes aumentou 345,2% nas seis primeiras semanas deste ano, na comparação com o mesmo período de 2023, segundo dados epidemiológicos do Ministério da Saúde.

Os dados preocupam, já que os riscos de complicações da dengue nas gestantes são quatro vezes maior, com risco de óbito. Segundo o ginecologista e obstetra, Doutor Éverton Marinho, os sintomas da doença em grávidas não são muito diferentes das outras pessoas, por isso é fácil identificar os primeiros sinais:

Clique e ouça Éverton Marinho

Identificar os primeiros sinais da dengue e fazer o tratamento precoce é bastante importante para evitar complicações da doença, principalmente em gestantes, como destaca o médico:

Clique e ouça Éverton Marinho

O médico explica como deve ser o tratamento da dengue em gestantes:

Clique e ouça Éverton Marinho

Prevenção

O controle dos criadouros de Aedes aegypti, as barreiras mecânicas para evitar que o mosquito entre nas residências, como telas em portas e janelas, o uso de inseticidas, de roupas apropriadas e de repelentes estão entre as recomendações para evitar a contaminação.

Vacina

Por ser de vírus vivo inativado, a vacina não é indicada para gestantes. Atualmente, a imunização ainda não está liberada para nenhuma fase da gravidez.

Por Sérgio Viana/Com informações da Agência Brasil

Fotos: Arquivo Espacial FM


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: