Capa da Página Dados sobre a tuberculose chamam atenção para cuidados e tratamento da doença - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

30/10/2023 às 09:13h

Dados sobre a tuberculose chamam atenção para cuidados e tratamento da doença

Facebook

Segundo dados recentes divulgados pelo Ministério da Saúde, a tuberculose mata 14 pessoas por dia no Brasil. No ano de 2021, foram mais de 5 mil mortes e, em 2022, mais de 78 mil novos casos foram registrados no país.

Em Pará de Minas, foi apontado pelo Portal de Vigilância em Saúde, 11 notificações da doença neste ano, três a mais que em 2022. A farmacêutica Josely Chiarella, diretora técnica da Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial (CBDL) fala sobre a tuberculose:

Clique e ouça Josely Chiarella

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, afetando prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e/ou sistemas.

A forma extrapulmonar, que afeta outros órgãos que não o pulmão, ocorre mais frequentemente em pessoas vivendo com HIV, especialmente aquelas com comprometimento imunológico. Josely Chiarella fala do tratamento ofertado pelo Sistema Único de Saúde (SUS):

Clique e ouça Josely Chiarella

Sendo uma doença tratável, os sintomas podem incluir tosse por 3 semanas ou mais, febre vespertina, sudorese noturna e emagrecimento. A transmissão da tuberculose acontece por via respiratória, pela eliminação de aerossóis produzidos pela tosse, fala ou espirro de uma pessoa com tuberculose ativa.

Caso a pessoa apresente sintomas de tuberculose, é fundamental procurar a unidade de saúde mais próxima da residência para avaliação e realização de exames. Se o resultado for positivo, deve-se iniciar o tratamento o mais rápido possível e segui-lo até o final.

Por Sérgio Pêgo

Fotos: Espacial FM


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: