Capa da Página Depois das grávidas, puérperas também deixam de ser imunizadas com a vacina da Oxford/Astrazeneca em Pará de Minas - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 11º MIN 26º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

14/05/2021 às 08:20h

Depois das grávidas, puérperas também deixam de ser imunizadas com a vacina da Oxford/Astrazeneca em Pará de Minas

Facebook

Na última quarta-feira (12), após as gestantes serem suspensas pela Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária – de tomarem a vacina contra a Covid-19 da Astrazeneca/Oxford feita no Brasil pela Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz, nessa quinta-feira (12) foi a vez das puérperas, ou seja, mães recentes até 45 dias após o parto serem impedidas de tomar esse tipo de imunizante.

A proibição se deu por parte da SES-MG – Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais que agora aguarda novas deliberações para esses dois públicos por parte da Anvisa. Quem dá mais detalhes sobre o assunto é Wagner Magesty, secretário municipal de Saúde de Pará de Minas, em entrevista ao Jornal da Cidade:

Clique e ouça Wagner Magesty

As puérperas que foram vacinadas com a vacina Astrazeneca contra a Covid-19 podem ficar tranquilas pois os casos investigados são apenas suspeitas, como afirma Wagner Magesty:

Clique e ouça Wagner Magesty

Vale lembrar que Pará de Minas tem recebido quantidades bem reduzidas da Coronavac, feita pelo Instituto Butantã. Esse tipo de vacina contra a Covid-19 não possui nenhuma contraindicação para as gestantes e puérperas, porém não há doses suficientes no momento para abranger esse público.

Já a vacina da Pfizer, citada na matéria, ainda não tem previsão de vir para Pará de Minas, uma vez que a logística para receber esse imunobiológico é complexa e exige refrigeradores capazes de manter uma temperatura a menos 70º negativos. As doses que chegaram a Minas, estão concentradas na região metropolitana de Belo Horizonte.

Por Henrique Silva

Fotos: Rádio Espacial FM


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: