Capa da Página Depressão na adolescência: o que fazer? Psicólogo orienta pais e responsáveis - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

07/03/2024 às 07:23h

Depressão na adolescência: o que fazer? Psicólogo orienta pais e responsáveis

Facebook

A chegada da puberdade ainda provoca muitas dúvidas e é nessa fase que acontecem as principais mudanças no corpo e na mente de uma pessoa. Tantas novidades ao mesmo tempo podem causar insegurança ou instabilidade emocional. Diante disso, e de outros fatores, casos de depressão na adolescência tem aumentado bastante e vem preocupando.

Nos casos mais graves, a depressão pode levar ao suicídio, que já é a segunda principal causa de morte em jovens entre 15 e 29 anos. Ficar atento aos sinais que indicam que o jovem está deprimido é importante para evitar problemas maiores e até tragédias.

Diante dessa situação, nossa reportagem procurou o psicólogo Victor Augusto Alves Silva, o qual explica quais os principais sinais de depressão em adolescentes e que os pais devem observar:

Clique e ouça Victor Augusto Alves

O psicólogo explica o que pais ou responsáveis devem fazer para cuidar da saúde mental dos filhos:

Clique e ouça Victor Augusto Alves


Victor Augusto orienta como desenvolver a inteligência emocional na adolescência e os benefícios desta habilidade:

Clique e ouça Victor Augusto Alves

O psicólogo também destacou a importância de criar ambientes seguros para os jovens falarem sobre as emoções, como demonstrar empatia e compreensão, se colocando no lugar do jovem; evitar julgamentos, manter confidencialidade das conversas, estar presente, disponível e utilizar linguagem acessível.

Em caso de dúvidas, procure um psicólogo ou psiquiatra para ajuda da avaliação e manejo com o paciente.

Por Sérgio Viana

Fotos: Arquivo Entrevistado


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: