Capa da Página Desinformação e preconceito: adesão a vacinas está abaixo da meta em Pará de Minas - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

04/04/2024 às 08:00h

Desinformação e preconceito: adesão a vacinas está abaixo da meta em Pará de Minas

Facebook

Em Pará de Minas, o índice de crianças e adolescentes imunizados com vacinas de rotina está abaixo do percentual estabelecido pelo Ministério da Saúde (MS). A meta do município é vacinar 95% dos grupos, de acordo com os imunizantes disponíveis nos pontos de vacinação.

Um dos motivos que podem estar associados a baixa procura, vão da percepção enganosa de parte da população de que não é preciso vacinar porque as doenças desapareceram, como também de problemas com o sistema de registro de vacinação, além de desinformações propagadas nas redes, muitas das vezes, por figuras políticas.

Para esclarecer essa baixa, conversamos com Juliana Viana, coordenadora do Setor de Imunização da Secretaria de Saúde de Pará de Minas:

Clique e ouça Juliana Viana

Recentemente, uma série de ações vêm sendo realizadas para reconstrução do Sistema Único de Saúde (SUS), restabelecimento da confiança nas vacinas e da cultura de vacinação do país. Juliana Viana ainda fala sobre o Dia D e vacinação contra o HPV:

Clique e ouça Juliana Viana

Segundo o Ministério da Saúde, entre 2018 e 2024, 75,61% das meninas receberam a primeira dose, enquanto 58,19% retornaram para completar o esquema vacinal de duas doses. Já entre os meninos, o número é ainda menor: 52,86% receberam a primeira dose, e 33,12% a segunda. Em Pará de Minas, as 25 Unidades Básicas de Saúde aplicam doses de todas as vacinas citadas anteriormente pela Coordenadora do Setor de Imunização.

Por Sérgio Pêgo

Fotos: Espacial FM


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: