Capa da Página Dia da Consciência Negra: capoeira é um dos símbolos da cultura afro-brasileira - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

20/11/2023 às 09:27h

Dia da Consciência Negra: capoeira é um dos símbolos da cultura afro-brasileira

Facebook

Símbolo de resistência do povo negro no país, a capoeira, foi inicialmente desenvolvida como uma luta, a fim de resistir a escravidão negra, durante o período colonial.

O objetivo desses lutadores era evitar a repressão. Os povos que foram escravizados utilizavam como disfarce, fazendo da mesma uma dança. Representando a expressão cultural do Brasil, a capoeira une pessoas de diferentes gerações no grupo “Vem ser capoeira”:

POVO FALA


Em 2014, a prática foi reconhecida como Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura). Angelita dos Santos, pedagoga social, com formação em cultura afro-brasileira, comenta o histórico da atividade esportiva:

Clique e ouça Angelita

Angelita dos Santos ainda fala a respeito da popularidade das rodas de capoeira pelo país:

Clique e ouça Angelita

Para promover integração social e fortalecer a memória de resistência do povo negro, em Pará de Minas, as aulas do grupo “Vem ser capoeira” são ministradas pelo professor César Santos, que dá detalhes sobre o projeto na cidade:

Clique e ouça César

Além disso, a capoeira é praticada em mais de 150 países e vem ganhando cada vez mais adeptos. Ela pode variar em seu formato, como por exemplo, no Brasil, os movimentos são mais intensos do que a praticada na África do Sul.

Por Sérgio Pêgo

Fotos: Espacial FM


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: