Capa da Página Diretor da Pio Canedo fala sobre a realidade do sistema prisional em Pará de Minas - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

23/11/2023 às 09:13h

Diretor da Pio Canedo fala sobre a realidade do sistema prisional em Pará de Minas

Facebook

De acordo com o Sistema de Informações do Departamento Penitenciário Nacional (Sisdepen), Minas Gerais tem a segunda maior população carcerária do Brasil, com 70 mil presos.

Em Pará de Minas, o Complexo Penitenciário Doutor Pio Canedo conta com uma capacidade de 400 detentos, porém há alguns anos chegou a aproximadamente 1.000 presos, acima do limite estipulado.

Marcelo Barbosa, diretor da Pio Canedo fala da atual situação do presídio pará-minense:

Clique e ouça Marcelo Barbosa

Em pelo menos 80 unidades no estado, as condições são consideradas péssimas ou ruins. Uma pesquisa realizada sobre o sistema prisional brasileiro mostra como os enormes impactos financeiros do crescimento prisional, sobretudo em função da Lei de Drogas, não são acompanhados de investimentos para garantir a retomada social para quem deixa a prisão, depois de cumprida a pena. Marcelo Barbosa comenta essa situação:

Clique e ouça Marcelo Barbosa

Em junho deste ano, a morte de um detento em saída temporária e de outro encontrado sem vida, foi comentada pelo diretor, o qual afirma trabalhar junto ademais órgãos para desarticular grupos criminosos:

Clique e ouça Marcelo Barbosa

São apenas 16 mil agentes de segurança para estabelecer a ordem e a segurança nas unidades, segundo o sindicato da categoria no Estado, que é o segundo com o maior investimento na segurança pública no país, ultrapassando 110 bilhões em 2021. Nenhum valor desse recurso foi destinado a políticas para egressos em Minas Gerais.

Por Sérgio Pêgo

Fotos: Espacial FM


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: