Capa da Página Economista explica se vale a pena ou não pagar o IPVA em cota única - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

16/01/2024 às 09:16h

Economista explica se vale a pena ou não pagar o IPVA em cota única

Facebook

Começou nessa segunda-feira (15), o vencimento da cota única ou primeira parcela do IPVA 2024 para carros com finais de placa 1 e 2 em Minas Gerais. O Estado estima que em comparação a 2023, o valor do imposto reduziu em média 3,37%, devido, principalmente, à queda do valor dos veículos usados.

Já o pagamento – em cota única (com desconto de 3%) ou parcelado em até três vezes – deve ser efetuado diretamente nos terminais de autoatendimento ou guichês dos agentes autorizados, bastando informar o número do Renavam.

Para quem vai pagar a cota única, os vencimentos vão de acordo com o final da placas. O vencimento vai até o dia 19 de janeiro, com os finais de placa 9-0. A quem diz que o desconto de 3% é muito pequeno. Mas e ai? Vale a pena pagar em cota única? Quem explica é o Economista Eduardo Leite:

Clique e Ouça Eduardo Leite

O levantamento feito pela Secretaria de Estado de Fazenda (SEF-MG) mostra que a taxa de inadimplência está em 17% da frota de 11 milhões de veículos. O prejuízo aos cofres públicos passa de R$ 1 bilhão só com os débitos de 2023. O inadimplente pode ser inscrito na dívida ativa do Estado e ter o débito enviado para protesto cartorial.

Por: Kelvin Fernandes

Fotos: Arquivos JC


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: