Capa da Página Empresários do ramo da energia fotovoltaica cobram CEMIG sobre execução de projetos - - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

20/11/2023 às 09:37h

Empresários do ramo da energia fotovoltaica cobram CEMIG sobre execução de projetos

Facebook

Empresários do ramo da energia solar tem vivido dias de escuridão em Minas Gerias. Isso porque os projetos de instalação de energia fotovoltaica nas residências têm sido barrados pela CEMIG, segundo empreendedores do setor. Isso se dá pela falta de liberação das linhas elétricas que são de posse da companhia.

A energia solar fotovoltaica é uma fonte de energia renovável e limpa que utiliza a radiação solar para gerar eletricidade. Baseia-se no denominado efeito fotoelétrico, através dos quais, determinados materiais são capazes de absorver fótons (partículas luminosas) e liberar elétrons, gerando corrente elétrica.

Os empresários do ramo se reuniram na última quarta-feira (15), para discutir o que fazer perante essa situação. Segundo eles, se a situação não se reverter, haverá demissões em massa na categoria, como explica o empresário Marco Antônio:

Clique e ouça Marco Antônio

O empresário ressalta que é necessária uma mudança urgente:

Clique e ouça Marco Antônio

Marco Antônio explica o que tem acontecido com os novos projetos:

Clique e ouça Marco Antônio

A reportagem do Jornal da Cidade entrou em contato com a CEMIG sobre o assunto. Em resposta ela emitiu a seguinte nota:

O Brasil vive uma importante expansão da geração de energia solar nos últimos anos, com Minas Gerais ocupando papel de liderança nesse cenário.

A Cemig vem fazendo sua parte. Desde 2019, realizou 236 mil conexões de Geração Solar Distribuída, recorde absoluto no país (3 GW). Somados
os projetos já aprovados, haverá a conexão de potência recorde de geração solar distribuída de 6,5 GW, o que equivale a uma vez e meia a demanda dos clientes residenciais da empresa. Assim, fica demonstrada a robustez do sistema elétrico da Companhia, bem como que os projetos foram e são aprovados com celeridade e correção.

O avanço da geração distribuída implica desafios técnicos sobre a rede existente. Os desafios de conexão são regulados pela Agência Nacional de Energia Elétrica. Em razão desses desafios, menos de 5% dos pedidos de novas conexões apresentam a necessidade de adaptações técnicas nos projetos. Isso porque os empreendimentos solicitam a injeção de energia em áreas hoje com grande excedente de geração.


A Cemig continuará atuando de acordo com a regulação existente, de forma técnica e responsável, garantindo a segurança e qualidade do fornecimento de energia para a totalidade dos seus clientes.


A empresa também seguirá trabalhando pela expansão das energias renováveis em Minas Gerais, inclusive com a execução do maior plano de investimentos da sua história”

Por: Kelvin Fernandes

Fotos: Espacial FM


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: