Capa da Página Entidades pará-minenses intensificam ações no combate a incêndios na cidade - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

14/08/2023 às 08:00h

Entidades pará-minenses intensificam ações no combate a incêndios na cidade

Facebook


O Jornal da Cidade noticiou recentemente que o Corpo de Bombeiros tem realizado diversas ações que visam combater a propagação de queimadas na cidade. Mas, nos últimos dias a serra do Cristo em Pará de Minas teve parte de sua área verde atingida por incêndio.


Sendo um local com muitos loteamentos e pastos, os incêndios na região tem sido uma situação comum e também gerado muito incômodo para moradores do Jardim das Oliveiras, como questiona a moradora Luana Duarte:

Clique e ouça Luana Duarte


Nesse período, em Pará de Minas, foram feitos 34 atendimentos e ocorrências pelo Corpo de Bombeiros em 15 dias. Em contato com o Jornal da Cidade, o Sargento Gustavo Oliveira do Corpo de Bombeiros de Pará de Minas, destacou os trabalhos do Corpo de Bombeiros:

Clique e ouça Gustavo Oliveira

A baixa umidade do ar, a estiagem, aliados à falta de cuidado e conscientização da população, traz consequências para moradores da cidade. Como para quem mora em bairros próximos ao Cristo. Além disso, os bairros Senador Valadares e Jardim América têm sido muito impactados pela fumaça e fuligem derivadas da queimada. Gustavo Oliveira, comentou sobre um episódio recente de queimada na região:

Clique e ouça Gustavo Oliveira


Já os casos de lotes com condições que favorecem a propagação de incêndios foram mais de 100 notificações. Entramos em contato com o setor de fiscalização ambiental da prefeitura para saber quais são as medidas que vêm sendo tomadas pela entidade para coibir a prática incendiária em lotes da cidade. A fiscal de meio ambiente Thais Batista, fala como a secretaria recebe as denúncias e também como é feito o contato com os proprietários de lotes:

Clique e ouça Thais Batista


Se avistar o início de um incêndio em vegetação, ligue 193. E como disse Thais Batista grave a ação ilegal de quem atea fogos em pastos e lotes pela cidade, pois é importante para a autuação do caso.


Por Sérgio Pêgo

Fotos: Espacial FM


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: