Capa da Página - Envelhecimento da população é desafio para governantes, dizem especialistas - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

17/10/2023 às 08:50h

Envelhecimento da população é desafio para governantes, dizem especialistas

Facebook

A projeção de que um terço da população brasileira terá mais de 60 anos em 2060 já chama a atenção para os problemas sociais e econômicos relacionados aos idosos e ao país como um todo. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que o Brasil tem hoje, 33 milhões de pessoas idosas.

O Censo realizado em 2022, deve divulgar informações como de sexo, raça e idade, ainda este mês. Para comentar as alterações previstas na pirâmide etária do Brasil, conversamos com a médica geriatra, Jéssica Maria, envolvendo a população idosa em Pará de Minas.

Pará Jéssica, a expectativa é de que no país haja uma população idosa maior nos próximos anos e os cuidados e discussões políticas acerca dessas mudanças devem ser redobradas por toda a sociedade:

Clique e ouça Jéssica Maria

Em dez anos, a parcela de pessoas com 60 anos ou mais passou de 11,3% para 14,7% da população brasileira. Nas ruas de Pará de Minas, os moradores comentam a respeito do envelhecimento da população e como veem a atuação dos governantes com esse grupo:

Clique e ouça povo fala

O número de pessoas com mais de 60 anos em Pará de Minas é de 10 mil e segundo dados da Organização da Saúde (OMS), esse grupo etário deve ultrapassar a quantidade de crianças entre 0 e 14 anos, até o ano de 2030.

Por Sérgio Pêgo

Fotos: Agência Brasil


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: