Capa da Página Especialista comenta sobre como brincar estimula no desenvolvimento da infância - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

11/10/2023 às 08:12h

Especialista comenta sobre como brincar estimula no desenvolvimento da infância

Facebook

Com o surgimento cada vez mais excessivo de meios tecnológicos para o envolvimento de crianças, as brincadeiras vêm perdendo o espaço e a ludicidade se afasta do cotidiano infantil. É possível notar que desde cedo, as crianças recebem estímulos para se integrarem ao mundo dos adultos.

Sendo assim, brincadeiras como amarelinha, pega-pega, queimada, esconde-esconde, pular corda, telefone sem fio, jogo da velha e bolinha de gude passam a ser incomuns entre as novas gerações. Nas ruas de Pará de Minas, moradores comentaram com o repórter Sérgio Pêgo a respeito de opções de presente e do comportamento de crianças aos meios digitais:

Clique e ouça Povo Fala

O filósofo Platão já dizia que nossas crianças, desde os primeiros anos, devem participar de todas as formas válidas de brincar, e que as atividades lúdicas educativas eram eficazes para a formação do caráter e da personalidade das crianças. O psicólogo clínico pará- minense, Filipe Martins, reitera a contribuição do brincar:

Clique e ouça Filipe Martins

O acesso aos meios tecnológicos como celulares também é comentada pelo psicólogo:

Clique e ouça Filipe Martins

É fundamental brincar como disse Filipe Martins, ajuda e muito no desenvolvimento das crianças e ameniza sintomas de ansiedade. E você sente falta de alguma brincadeira de infância? Compartilhe na nossa caixinha de perguntas no Instagram: espacialfm

Por Sérgio Pêgo

Fotos: Espacial FM


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: