Capa da Página Especialista orienta sobre os riscos da leishmaniose para a saúde - - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

15/08/2023 às 07:19h

Especialista orienta sobre os riscos da leishmaniose para a saúde

Facebook

A Semana Nacional de Controle e Combate à leishmaniose começou no último dia 10 e ocorre até 17 de agosto, e a Secretaria de Estado de Saúde de Minas reforça a toda a população sobre a importância de prevenir e tratar a doença infecciosa.

Causada pelo parasita do gênero Leishmania, a doença se apresenta em duas formas: a leishmaniose visceral, que ataca os órgãos internos, principalmente o baço e o fígado, e a leishmaniose tegumentar americana, que ataca a pele e as mucosas.

Mariana Gontijo, coordenadora de Zoonoses e Vigilância de Fatores de Risco Biológicos pela secretaria de saúde do estado, explica que é importante frisar que a doença não é transmitida do cão para o homem, mas por meio da picada do mosquito-palha:

Clique e ouça Mariana Gontijo

Em 2023, foram notificados, em Minas Gerais, até julho, 80 casos confirmados de leishmaniose visceral, sendo que dez evoluíram para óbito, e 950 de leishmaniose tegumentar americana, tendo sido constatado um óbito.

Dois casos de leishmaniose visceral foram registrados nos dois últimos anos em Pará de Minas. Também chamada de calazar, é uma doença crônica e não contagiosa, considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) uma das seis endemias prioritárias do mundo, devido a sua alta morbidade e significativa letalidade quando não tratada. Mariana Gontijo ainda destaca como a enfermidade age no organismo humano:

Clique e ouça Mariana Gontijo

Já a leishmaniose tegumentar americana acomete a pele e mucosas e pode apresentar diferentes manifestações clínicas, apresentando lesões destrutivas localizadas, em geral, nas vias aéreas superiores. o diagnóstico quanto o tratamento da leishmaniose estão disponíveis no Sistema Único de Saúde é essencial que o cidadão procure uma Unidade Básica de Saúde (UBS) assim que surgirem os sintomas. No caso dos cães, caso o animal apresente sintomas de leishmaniose visceral, seu tutor deve procurar imediatamente o serviço de Zoonoses ou a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e solicitar a realização de exame para diagnóstico da doença.

Por Sérgio Pêgo/Agência Minas

Fotos: Agência Minas


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: